Mulher: conexão mente e corpo
No universo feminino a representação do corpo, na maioria das vezes, é o princípio da beleza para as mulheres. Historicamente estereótipos de beleza foram criados de forma natural e especificamente para as mulheres. Por isso carregamos certa necessidade da busca pela estética corporal.
O charme feminino passou de uma evolução simples até a mais complexa, o corpo foi ao longo dos séculos esculpido até chegar ao corpo “limpo”, na sociedade atual (sem estrias, sem aquela “gordurinha” no quadril, com cintura fina e abdômen definido).
No entanto, estudos comprovam que se evoluiu muito ao pensar em “beleza ideal”. Ela vem de uma combinação forte entre mente e corpo, vale o ditado “mente sã, corpo são”, ainda bem, pois sabemos que a saúde corporal e mental é de extrema importância, ao invés de apenas a busca pela estética. Contudo, ainda se sabe que podemos evoluir muito mais no que diz respeito à estética corporal.
Musculação, uma boa aliada
Muitas são as alternativas para exercitar o corpo, entre elas se destaca a musculação, uma prática milenar do treinamento resistido, e muito cultuada atualmente. A musculação é a atividade mais procurada pelas mulheres em virtude da capacidade de elevar o nível de autoestima através dos resultados durante o processo de treinamento.
A musculação trabalha cada seção corporal do praticante e por isso é uma atividade muito completa que proporciona resultados para quem tem objetivos bem traçados.
Os resultados do programa de treinamento
Quando se fala em resultados não é impossível alcançá-lo sem esforço. O treinamento feminino com finalidades estéticas deve considerar que, apesar de obterem ganhos similares aos homens em força, no entanto, a hipertrofia (ganho de massa muscular magra) não é da mesma magnitude, pelo fato do hormônio testosterona (o qual regula a hipertrofia muscular) ser encontrado em níveis muito baixo nas mulheres se comparado ao gênero masculino.
É necessário também otimizar o programa de exercícios, levando em consideração o maior número de variáveis possíveis. Respeitar os princípios científicos da atividade física, que distribuídos através dos meios e métodos devem atingir o objetivo final desejado.
Outro fator de extrema importância para alcançar o sucesso no programa de treinamento é a nutrição adequada. Ninguém alcança resultados sozinhos, o trabalho só é completo e alcança os objetivos desejados se o engajamento e a dedicação da praticante e dos profissionais envolvidos (geralmente, Educador Físico e Nutricionista) forem mútuos, sem escravizar a busca pelo resultado, deixando livre o poder de escolha de como você quer o seu corpo, pois um corpo saudável é um corpo feliz.
Thamizy Machado
Acadêmica de Educação Física da UNIJUÍ e Estagiária na Academia Fórmula Fitness
Adicione Comentário