Exercício físico é a melhor tática para envelhecer. Esse processo é inevitável e começa aos 30 anos. Através do estilo de vida determinamos como vamos envelhecer. Nunca é tarde para fazer exercício físico!
Dados do IBGE apontam que:
– A população idosa vai triplicar entre 2010 e 2050 e em 2030 será o momento em que o número absoluto e percentual de brasileiros com 60 anos ou mais vai ultrapassar o de crianças de 0 a 14 anos.
– Ou seja, amparado pela maior expectativa de vida, o número de brasileiros acima de 65 anos vai quadruplicar até 2060, fato este que confirma a tendência de envelhecimento acelerado da população.
– Por consequência, a expectativa média de vida do brasileiro deve aumentar dos atuais 75 para 81 anos.
Conheça mais sobre o treino funcional, clicando aqui.
O que acontece com o Avanço da Idade?
– Diminui a força (aos 65 anos ocorre uma perda de 25% na força muscular)
– Diminui o volume de oxigênio (O2) máximo
– Diminui a flexibilidade
– Diminui a agilidade
– Perda do equilíbrio
– Aumento da pré-disposição a doenças cardíacas;
– Aumento da inatividade física;
– Aumento da gordura corporal
Estilo de vida diferenciado
Adotar um estilo saudável ajuda a viver mais. Alguns aliados da longevidade são a prática regular de exercício físico aliado a alimentação equilibrada, assim como manter distância do tabagismo e alcoolismo.
Muitos adultos, acima dos 65 anos, permanecem sentados os deitados em média 10 horas por dia, o que os torna o grupo etário mais sedentário e por isso pagam um alto preço possuindo a maior taxa de queda, obesidade e doenças cardíacas.
É ainda mais importante permanecermos ativos conforme envelhecemos, pois nosso corpo tende a declinar em suas funções. O exercício físico ajuda a retardar a degeneração, inclusive nos permitindo falar até em progressão, ou seja, com o passar dos meses o condicionamento melhora.
Veja como fazer as horas na academia renderem
É a aposta certa para que sejamos idosos com energia e independentes. E ainda, há comprovadas evidências que as pessoas ativas possuem menos risco de doenças cardíacas, acidente vascular cerebral, diabetes tipo 2, alguns tipos de câncer, depressão e inclusive demência. Já do ponto de vista ortopédico, ela melhora a mobilidade articular, o alongamento e a flexibilidade, isso sem falar na resistência física e muscular.
Não deixe para amanhã, se exercite hoje!
Elaine Fátima de Oliveira Silveira
Diretora Técnica do Grupo Fit
Especialista em Treinamento Desportivo
Especialista em Fisiologia do Exercício e Prescrição do Exercício
Adicione Comentário