Os jogos são promovidos pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação. O Ginásio Municipal de Esportes Dr. José Westphalen Corrêa e a Pista de Atletismo da Escola de Aperfeiçoamento de Sargento das Armas (EASA) sediam a competição.
Ouça este conteúdo
Competição ocorre de 04 a 15 de dezembro
Até o dia 15 de dezembro, a comunidade escolar municipal estará mobilizada com a disputa do Campeonato de Escolas Municipais 2023 (CEM). Esta edição do Campeonato conta com a participação de quase 900 alunos, das 16 escolas da rede municipal de ensino fundamental, que competirão nas modalidades de futsal, vôlei, handebol, basquete, atletismo, tênis de mesa e xadrez. As equipes foram divididas em categorias, mirim (Sub-12), nascidos em 2011-2012-2013, e infantil (Sub-14), nascidos em 2009-2010, masculino e feminino.
Os jogos são promovidos pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação. O Ginásio Municipal de Esportes Dr. José Westphalen Corrêa e a Pista de Atletismo da Escola de Aperfeiçoamento de Sargento das Armas (EASA) sediam a competição.
Na manhã da última segunda-feira, 04, ocorreu a abertura oficial dos jogos que contou com a presença da prefeita Paula Rubin Facco Librelotto, do secretário Municipal de Educação, Moacir Marchesan Junior, do vereador, Gustavo Bilibio, e do coordenador de Educação Física da SME, Fernando Trentini.
A cerimônia iniciou com duas apresentações de dança das bailarinas do Núcleo Municipal de Arte e Cultura – NUMAC, na sequência, a aluna da Escola Dr. Alberto Pasqualini, Aniely Mota Telles, cantou o Hino Nacional Brasileiro. Também aluna da Escola Dr. Alberto Pasqualini, Laís Helena Swidniski Amaro, fez o juramento do atleta e a prefeita Dra. Paula declarou abertos os jogos.
A prefeita Paula Rubin Facco Librelotto ressaltou a importância do espírito esportivo durante os jogos.
“Todos estão aqui para disputar, para vencer, mas antes de tudo, principalmente, para se divertir e respeitar uns aos outros”.
A prefeita também destacou o acréscimo de modalidades em disputa e o aumento da participação de alunos no CEM 2023.
“Teremos os campeões das categorias, mas cada um que teve a coragem de vir para defender a sua escola já é um campeão. A nossa gestão tem batalhado pela educação das nossas crianças, investindo em tecnologias educacionais, kits de matérias esportivos e com acréscimo de mais um dia na disciplina de educação física, dentro das 2 horas semanais. O CEM mais do que uma competição é um momento de aprendizado”, ressaltou a prefeita.
Moacir Marchesan Junior, secretário de Educação, destacou a importância da atividade física dentro das escolas.
“Nós professores da disciplina de educação física sabemos o quanto a pratica esportiva melhora o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças. O CEM tem objetivo de promover o esporte como forma de inclusão social e incentivar à prática de atividades físicas e esportivas no ambiente escolar”, comentou o secretário.
Segundo o coordenador de Educação Física da SME, Fernando Trentini, o principal objetivo é fomentar a competição dentro do calendário escolar e esportivo do município, a fim de mobilizar professores e alunos a se prepararem esportivamente para a competição.
“Quem pratica atividade física tem mais saúde e qualidade de vida, o esporte tem uma função muito importante que é ajudar a educar essas crianças. Foi muito importante hoje essa convivência da arte, cultura e esporte, isso realmente mudam vidas”, comenta.
Após a abertura, a competição iniciou com as partidas do futsal na categoria infantil, sagraram-se campeões e campeãs as equipes da Escola Gabriel Annes da Silva, no masculino e feminino. Já na terça-feira, 05, os jogos seguiram com a disputa do futsal na categoria mirim, onde as Escolas Francisco Puppo e Álvaro Ferreira Leite ficaram com o primeiro lugar, no masculino e feminino, respectivamente. Nesta quarta-feira, 06, foi a vez dos estudantes competirem no handebol.
Confira a sequência do cronograma do CEM:
7/12- Basquete
8/12- Xadrez (manhã)
11/12- Voleibol Mirim
12/12- Voleibol infantil
13/12- Atletismo (Easa)
14/12- Atletismo ou Tênis de mesa (manhã)
Escolas partipantes do CEM, cada qual com equipes inscritas nas diferentes modalidades e categorias:
- EMEF ALBERTO PASQUALINI
- EMEF DR. ALVARO FERREIRA LEITE
- EMEF FREDERICO BAIOCCHI
- EMEF FRANCISCO PUPPO
- EMEF GETULIO VARGAS
- EMEF 18 DE AGOSTO
- EMEF CARLOS GOMES
- EMEF ENG° ILDO MENEGHETTI
- EMEF MARIA GESSI
- EMEF DR. ALVARO FERREIRA LEITE
- EMEF TORÍBIO VERISSIMO
- EMEF INTENDENTE V. PINTO
- EMEF AMADO LACROIX
- EMEF ANTONIO PREVEDELLO
- EMEF GABRIEL ANNES DA SILVA
- EMEF PROF. ANTONIO SERRA
Adicione Comentário