fbpx
Cruz Alta

Prefeitura de Cruz Alta fará entrega de Kits com materiais esportivos às Escolas para aulas de educação física e recreação

Ouça este conteúdo

Equipamentos e bolas foram adquiridas pela Secretaria Municipal de Educação, através do Plano de Ações Articuladas do Ministério da Educação

Para despertar o interesse pela prática esportiva, promover ainda mais a integração das crianças e do lazer durante as atividades de recreação e aulas de Educação Física, nesta quinta-feira, 28, às 15 horas, na Casa de Cultura Justino Martins, a Prefeitura de Cruz Alta, através da Secretaria Municipal de Educação, irá contemplar todas as vinte escolas municipais de Ensino Fundamental 1 e 2 do município com kits de materiais esportivos.

Os kits são compostos por bolas de basquete, vôlei, handebol e futsal, colchonetes, cones, coletes, apitos, bombas de encher bola, raquete de tênis de mesa, petecas, rede de voleibol e bambolês. E vão proporcionar aos cerca de três mil e quinhentos alunos da rede municipal de ensino, a prática da atividade física na escola, com materiais novos e de qualidade, apropriados e de acordo com cada faixa etária. Além de oferecer uma melhor qualidade no desenvolvimento do trabalho aos docentes.

O material, adquirido pela Secretaria Municipal de Educação, através do Governo Federal, com recurso angariado junto ao PAR (Plano de Ações Articuladas), via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no valor de R$ 58.698,00.

Conforme o secretário Municipal de Educação, Moacir Marchesan Júnior, a atividade física tem um papel muito importante na formação dos alunos, desde os anos iniciais, tanto na promoção da saúde e psicomotricidade, quanto na socialização. “É através desses materiais que estamos entregando às escolas, o professor de educação física terá um ganho significativo para qualificar, ainda mais, as suas aulas com material pedagógico adequado”, salienta o secretário.

Sobre o Plano de Ações Articuladas (PAR)

O Plano de Ações Articuladas (PAR) é uma estratégia de assistência técnica e financeira iniciada pelo Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, instituído pelo Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007, fundamentada no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que consiste em oferecer aos entes federados um instrumento de diagnóstico e planejamento de política educacional, concebido para estruturar e gerenciar metas definidas de forma estratégica, contribuindo para a construção de um sistema nacional de ensino.

Assegurar o acesso dos estudantes às vagas escolares disponibilizadas nas instituições de ensino, em especial na educação básica, e sua permanência com sucesso na escola, depende do atendimento a uma série de elementos estruturais e serviços, dentre os quais se destacam: materiais didáticos e pedagógicos, formação de profissionais, equipamentos e infraestrutura escolar. Esses produtos e serviços se relacionam a vários fatores econômicos e sociais e à forma de planejamento, gestão, atuação e colaboração entre os entes subnacionais, proporcionada pela assistência técnica e financeira, concretizada no âmbito do PAR.