A Organização Mundial da Saúde fez um alerta para seis países africanos nesta terça-feira, dia 16, após confirmação de casos de reinfecção por Ebola identificados na República Democrática do Congo.
Entenda o caso:
Um artigo publicado hoje, 14 de setembro, na revista científica Nature afirma que novas epidemias podem surgir de seres humanos infectados durante uma epidemia anterior, segundo a análise em 12 doentes infectados com o vírus Ébola na Guiné-Conacri.
“Mostramos claramente que, mesmo após quase cinco anos, novas epidemias podem surgir da transmissão por seres humanos infectados durante uma epidemia anterior”, lê-se no estudo, citado pela agência France-Presse.
A possibilidade resulta da análise de vírus retirados de 12 doentes infectados durante a anterior epidemia de Ébola, na Guiné-Conacri, país que faz fronteira com, entre outros, a Guiné-Bissau. O surto terminou em junho e matou seis pessoas, um número baixo para uma doença relativamente pouco comum, mas particularmente mortal para os infectados. O número contrasta fortemente com a epidemia de há alguns anos, que matou 11 mil pessoas entre 2013 e 2016 neste país africano e nos seus vizinhos.
Em cinco anos, aponta-se no estudo, o vírus mudou muito pouco, o que é uma surpresa, porque seria de esperar que o vírus tivesse sofrido uma mutação muito maior durante os últimos anos.
MAIS SOBRE EBOLA
Uma doença altamente contagiosa transmitida pelo contacto com o sangue, urina, fezes, vômito, sêmen e fluidos vaginais de pessoas infectadas, objetos contaminados, como roupas do doente, e pelo consumo, manipulação ou contato com fluidos de animais doentes.
SINTOMAS
Os sintomas iniciais da infecção surgem cerca de 21 dias após a exposição ao vírus e os principais são febre, dor de cabeça, mal estar geral e cansaço, podendo ser facilmente confundida com uma simples gripe ou resfriado. No entanto, à medida que o vírus se multiplica, podem surgir outros sinais e sintomas que são mais específicos, como:
- Enjoo;
- Dor de garganta;
- Tosse persistente;
- Vômito frequente, que pode conter sangue;
- Diarreia frequente, que pode conter sangue;
- Sangramentos nos olhos, nariz, gengiva, ouvido e partes íntimas.
- Manchas e bolhas de sangue na pele, em vários locais do corpo.
Cabe lembrar que, segundo especialistas, uma epidemia de ebola no Brasil é pouco provável.
Adicione Comentário