Atenção, abaixo estão os tipos da doença, que segundo o Instituto Nacional do Câncer – o INCA serão os mas incidentes no Brasil entre 2020 e 2022.
Câncer de pele não melanoma | Câncer de mama | Câncer de próstata |Câncer de cólon e reto | Câncer no pulmão | Câncer no estômago
Definindo a doença
A palavra assusta porque sabemos os destroços que causa, mas precisamos partir daqui. O câncer também é chamado de neoplasia, um conjunto de mais de 100 doenças que fazem as células crescerem desordenadamente, invadirem tecidos, órgãos e formando os tumores.
Ok, mas e agora, será que é possível fazer algo para prevenir? Segundo a medicina, sim e com certeza!
Ainda de acordo com o INCA, o primeiro passo é impedir que o câncer apareça, o que inclui evitar exposição aos fatores de risco e adotar um estilo de vida saudável, o segundo fazer exames periódicos para diagnóstico precoce.
Afinal, como se previne?
– Não fumar
– Mantenha uma alimentação saudável
– Mantenha o peso corporal adequado
– Pratique atividades físicas
– Amamente
– Mulheres devem fazer o exame preventivo do câncer do colo do útero com regularidade
– Vacine-se contra o HPV e contra a hepatite B
– Bebidas alcoólicas? Pegue leve
– Evite a ingestão de carne processada
– Evite exposição solar entre 10h e 16h e use (e abuse) do protetor solar
>> 90% dos casos diagnosticados precoce, tem cura
Atividade física no combate do câncer
Ela é uma super aliada. O que prova isso é um estudo da Sociedade Americana de Câncer que mostra: os exercícios reduzem o risco de desenvolvimento de sete tipos de tumores, por quê? Ao fortalecer as defesas do corpo, o exercício previne não apenas os tumores, mas muitas outras enfermidades.
Câncer de pele
Use filtro solar de três em três horas e evite se expor ao sol em períodos de maior intensidade de radiação (entre 10h e 16h), aposte em chapéu e camiseta. Fique atento que você tem ferida que não cicatriza, lesão que sangra com facilidade ou que crescem rápido.
Fatores de risco
A medicina aponta que muitas podem ser as causas, pode vir por meio do meio ambiente onde se vive ou de hábitos e costumes, ou ainda de fatores internos, que, na maioria das vezes, estão geneticamente predeterminados. Ou seja, faça seus exames periódicos.
>> Alimentação de pacientes com câncer
Segundo o INCA, cerca de 80% a 90% de todos os casos da doença estão associados a fatores externos, sendo alguns deles: tabagismo, exposição excessiva ao sol, vírus que podem causar leucemia, hábitos alimentares, alcoolismo, hábitos sexuais, medicamentos e fatores ocupacionais.
Adicione Comentário