Google+
sábado , 21 outubro 2017

Seu dentista e sua prática esportiva têm muito em comum

Seu dentista e sua prática esportiva têm muito em comumAs práticas esportivas estão cada vez mais envolvidas no cotidiano das pessoas. Atletas profissionais e amadores precisam entender a importância de cuidar de sua saúde bucal assim como cuidam de seu corpo. Uma grande diferença, é que o cirurgião dentista do esporte não vê o atleta apenas como boca, mas como um todo. Sendo assim, sabemos que, por exemplo, quando se tem dores musculares que não passam, estas podem estar aliadas a problemas bucais.

Quando o atleta tiver o problema bucal aliado ao muscular, a lesão leva duas vezes mais tempo para se recuperar, pois nosso sistema de defesa fica dividido entre a lesão existente na boca e a muscular.

A evidência hoje nos esportes tem sido os de contato. Cada atleta deve ser tratado em separado, levando em consideração os riscos que podem ocorrer e a gravidade. Os principais traumas esportivos são: fraturas de coroas em vários níveis com ou sem comprometimento pulpar, lesões de tecidos moles e de tecidos de sustentação como concussão, subluxação extrusiva, luxação lateral, luxação intrusiva e avulsão.

saúde bucal do atleta

Segundo a ADA – American Dental Association, pelo menos 200 mil traumas são evitados graças as prevenção destes acidentes fazendo-se o uso de protetores bucais. Os protetores funcionam como almofadas distribuindo as forças durante o golpe, prevenindo, assim, a laceração e equimose dos lábios e bochechas durante o impacto e protegendo as estruturas dentais e periodontais. Estes reduzem o número e a gravidade de danos às estruturas da boca causados por quedas e pancadas na região.

Apesar de existir protetores e placas de mordida encontradas em lojas de materias esportivos, o indicado é que seu dentista personalize para sua necessidade, de acordo com o tipo de esporte praticado. Procure um profissional de sua confiança para lhe esclarecer qualquer dúvida e lhe instruir sobre qualquer trauma ou doenças que acometem a saúde bucal.

Janaína Lima
CD-RS 22765

Confira também

10 dicas para prevenir a alergia na primavera

Conhecida como a estação mais bela do ano, a primavera chega para alegrar nossas vidas …

9 dúvidas que você precisa tirar sobre o câncer de mama

– No Brasil todos os dias são descobertos 156 novos casos- O Outubro Rosa é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *