Google+
quarta-feira , 23 agosto 2017

4 dicas para você melhorar a recuperação do treino

5Se você gosta de treinar, seja pelos benefícios de saúde, bem-estar e pretende melhorar a sua recuperação ou o seu nível de treino ao seu expoente máximo, este artigo é para você!

Alimentar-se adequadamente, dormir as horas necessárias, evitar o stress, tomar banhos quentes e/ou frios e experimentar massagens, são algumas formas do conhecimento comum para recuperar do treino. Mas sabia que existem 2 tipos de descanso, o descanso passivo e o descanso ativo?

O descanso passivo, como o próprio nome indica, significa repouso quase absoluto. Depois de uma sessão de treino, os tecidos demoram algum tempo a recuperar, normalmente de 12 a 48 horas ou mais, dependendo do tipo e intensidade do mesmo.

Portanto descansar passivamente é fazer apenas a sua vida normal, andar, estar sentado no sofá e executar movimentos básicos. Por outro lado o descanso ativo, ou recuperação ativa, é a prática de exercício físico de baixa intensidade como forma de regenerar o nosso organismo.

Aqui o bom senso impera! Para um praticante de musculação seria apenas um dia leve na academia, com cargas mínimas e movimentos simples. Para um maratonista uma sessão rápida de jogging. O objetivo é que não seja de forma alguma estressante ou intenso permitindo uma melhor e mais rápida recuperação.

 Regras da recuperação ativa:

  1. No fim do treino de recuperação deve-se sentir melhor do que no começo.
  1. Comer adequadamente antes e depois da atividade física.
  1. A intensidade deve variar entre 40 a 60% VO2 max.
  1. O volume do treino deve ser metade do normal.

Vantagens da recuperação ativa:

  1. Ajudar a recuperar mais rapidamente.
  1. Reduz as dores musculares.
  1. Queimar algumas calorias.
  1. Produzir bem-estar psicológico.

Um treino de recuperação ajuda a “bombear” sangue para os músculos. Por sua vez, o sangue leva nutrientes que promovem a recuperação e removem o “lixo” metabólico, reduzindo assim as dores musculares e queimando ainda algumas calorias.

Com este treino tens o benefício de poder exercitar todos os dias, usufruindo do bem-estar e relaxamento que o exercício transmite. Uma das formas de conseguir uma recuperação ativa é praticar uma atividade física diferente. Jogar futebol com os amigos, tênis, ou outra atividade física em que se exercite, mas que não seja estressante a nível físico nem psicológico.

Lembre-se ainda, que de tempos a tempos, devidamente programada, deve ser elaborada uma fase de descanso passivo, pois o benefício é enorme.

Tiago Santos – Fitness Adivisor

Confira também

esporte e saúde na água

Esporte até debaixo d’água

Que fazer atividade física faz bem para a saúde todo mundo sabe. Mas cada tipo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *