Google+
segunda-feira , 11 dezembro 2017

Relaxe e……. Yôga

yogaVivemos com uma pressa absurda, sempre com hora marcada para alguma coisa. Acabamos o tempo todo atrasados, incompletos. Uma busca constante de vencer desafios, alcançar metas, enfim, não se sabe bem atrás do que se corre tanto. E em consequência disto tudo a realidade é o estado de stress.

Em proporção diferente, mas existente, percebemos a busca por técnicas que tragam soluções ou, que, pelo menos direcionem a uma melhor qualidade de vida. E, neste contexto, está inserida a Swásthya Yôga como conceito referente à disciplina física e mental – uma técnica milenar para o homem moderno.

O acúmulo das tensões que a rotina oferece requer um cuidado com corpo e mente que são plenamente contemplados com a prática regular de Swásthya Yôga, proporcionando a descoberta de um conjunto de técnicas anti-stress que possibilitam o aumento da produtividade no dia-a-dia e a manutenção da boa saúde, afirma a Mestra em Yôga, Solange Macagnan.

Com sua metodologia estritamente técnica, a Swásthya Yôga trabalha essencialmente a consciência corporal e respiratória envolvendo quatro fatores: a consciência da musculatura; a respiração, circulação sanguínea, órgãos internos e amplitude da flexibilidade; o domínio dos movimentos e do espaço à volta do corpo; e a consciência da postura, respeitando continuamente o ritmo e o limite de cada praticante.

Como técnica que procura o desenvolvimento macro do indivíduo, a prática constante da Yôga cria, a partir dos exercícios, um entendimento da musculatura resultando no alívio de tensões crônicas que reduzem as enxaquecas e os supostos problemas de coluna. O relaxamento dessas regiões e, principalmente, aprender a relaxá-las é fundamental para o equilíbrio do corpo.

Afirma, ainda, a Mestra que “o mais importante é que a consciência corporal constitui uma fonte de prazer, pois sentimo-nos mais integrados com o corpo e, assim crescemos como seres humanos”. Essa prática ajuda a vencer de maneira natural os desafios do dia-a-dia, proporciona qualidade de vida, garante boa forma física, aquisição de energia e vitalidade. Pré-requisitos para minimizarmos os efeitos danosos do stress.

Por fim, o importante é ter sempre em mente que o envolvimento e sobre tudo, o comprometimento, depende, em cada instante, apenas da atitude e da sua aplicação prática na vida. Seja no que for o bem estar depende apenas de nós mesmos.

Fonte: Solange Edler Macagnan, formada em letras pela Universidade de Cruz Alta e  em Yôga pela PUC/POA.  Por 12 anos foi presidente da federação de Yôga do RS. E há 30 anos difundido o Yôga não só em Cruz Alta, mas em toda a região. Fez estágio em SP e na Índia.

Confira também

9 dúvidas que você precisa tirar sobre o câncer de mama

– No Brasil todos os dias são descobertos 156 novos casos- O Outubro Rosa é …

Elimine os temidos furinhos

-Solução ortomolecular traz alívio para mulheres que sofrem com celulites-    A Sociedade Brasileira de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *