Google+
sábado , 21 outubro 2017

Pressão baixa, o que fazer?

No verão as crises de hipotensão tendem a aumentar, saiba como lidar

pressao-baixaO mal estar da pressão baixa ocorre a partir da diminuição da pressão com que o sangue passa pelas artérias, que é caracterizada por valores iguais ou inferiores a 9 por 6: 90 mmHg x 60 mmHg. Seu diagnóstico pode ser feito pela aferição da pressão arterial, que deve ser aferida por pessoas capacitadas, até mesmo numa farmácia.

Quando os níveis da pressão baixam de mais, a pessoa costuma sentir fraqueza, vista escura ao levantar rapidamente, tontura, dor de cabeça, sono e até mesmo pode desmaiar. Além do calor excessivo (síndrome vasovagal) outras situações podem desencadear o mal estar.

Ficar muito tempo em pé, por exemplo, pode ser mais uma das causas. Fora a desidratação, hemorragias, alimentação completamente sem sal e, atenção mulheres, medicamentos como laxantes ou remédios para emagrecer também levam a diminuição da pressão arterial.

Os níveis ideais de pressão são de 12 por 8 (120 mmHg x 80 mmHg), quem apresenta menos que isso ou seja, sofre com pressão baixa, na maioria dos casos não precisa de intervenção terapêutica e pode levar uma vida normal. Pressão baixa não é considerada uma doença em si, mas pode estar relacionada com doenças graves como infarto do miocárdio, embolia pulmonar, diabetes, doença de Addison e a síndrome de Shy-Drager, por exemplo.

Quando a pessoa está tento uma crise de pressão baixa, recomenda-se sentá-la numa cadeira e colocar seus pés em cima de outra cadeira ou deitá-lo de barriga para cima e levantar as suas pernas, para que o sangue chegue mais facilmente ao coração. Após permanecer alguns minutos nesta posição, o indivíduo já deverá sentir-se melhor. Ingerir bastante líquido, mas em pequenos goles e dar preferência a sucos de frutas, se estiver em jejum há muito tempo, pode ajudar a controlar a crise. Dicas caseiras como colocar uma pitada de sal embaixo da língua ou comer azeitonas não são a melhor solução imediata, pois podem demorar até 2 dias para alcançar o efeito esperado.

Para evitar uma crise de hipotensão veja quais cuidados tomar:

Beba bastante líquido para evitar a desidratação e a hipovolemia;

Verifique se os medicamentos que está usando têm algum tipo de ação sobre pressão arterial;

Pratique exercícios físicos regularmente: eles têm ação benéfica sobre a circulação sanguínea e a pressão arterial;

Levante-se com cuidado. Se estiver deitado/a, sente-se primeiro na cama e permaneça nessa posição por alguns minutos antes de ficar em pé;

Evite permanecer por longos períodos em ambientes muito quentes e úmidos;

Alimente-se de 3 em 3 horas;

Procure um médico para avaliação clínica, se as crises de hipotensão se repetirem. A pressão baixa pode ser sinal de algumas doenças, que precisam ser investigadas e tratadas.

Confira também

Maquiagem para Primavera / Verão 2018 – Tendências e dicas

A primavera está chegando e com ela a curiosidade para saber o que vai ser …

dia do endocrinologista

10 Coisas que você precisa saber sobre tireoide

Responsável pela produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), quando não funciona corretamente pode …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *