Google+
segunda-feira , 11 dezembro 2017

Preserve seu corpo e sua saúde

ler-e-dorTrabalhar, passar horas no computador ou simplesmente sentar-se em má postura podem causar complicações à saúde. Mesmo quem deseja malhar para alcançar um corpo definido e saudável, se não houver acompanhamento ou se os exercícios forem executados de forma errônea, os músculos podem acabar lesionados.

O termo LER é a abreviatura de Lesões por Esforços Repetitivos, que consiste em um conjunto de doenças que atingem as estruturas do sistema tendíneo, muscular e ligamentar. São causadas por atividades físicas repetitivas e vigorosas, compressão mecânica, ou por permanecer em posições desagradáveis durante longos períodos.

Quando as lesões são causadas pelo trabalho contínuo, segundo definido pelo INSS em 1998, a doença recebe o nome de DORT. “A DORT só é caracterizada caso o fator gerador da doença tenha sido o trabalho, e para tanto é imprescindível uma vistoria para comprovar a existência do problema”, explica a fisioterapeuta Fabiola Urnau.

Os principais sintomas são: dor nos membros superiores e nos dedos, dificuldade para movimentá-los, formigamento, fadiga muscular, alteração na temperatura e na sensibilidade local, redução na amplitude do movimento e inflamação.

“O diagnóstico é basicamente clínico. O mais importante é determinar a causa dos sintomas para eleger o tratamento adequado”, coloca ainda, Fabiola Urnau. É válido destacar que, na maioria dos casos, os indícios de lesões estão relacionados com uma atividade inadequada não só dos membros superiores, mas de todo o corpo, como quando uma pessoa ficar sentada diante do computador por oito, dez horas seguidas.

Nas crises agudas de dor, o tratamento inclui o uso de anti-inflamatórios e repouso das estruturas musculoesqueléticas comprometidas. Em fases mais avançadas da síndrome, utiliza-se da aplicação de corticoides na área da lesão. Também fisioterapia e intervenção cirúrgica podem ser consideradas.

“Uma grande aliada na prevenção da L.E.R é a ergonomia, uma vez que esta ciência  estuda a melhor forma de atingir e preservar o equilíbrio entre o homem, as condições de trabalho e o ambiente, assegurando eficiência e bem-estar no trabalhador”, acrescenta ainda a fisioterapeuta.

Dicas:

Procure manter as costas eretas, apoiadas num encosto confortável e os ombros relaxados enquanto estiver trabalhando sentado. Cuide também para que os punhos não estejam dobrados. A cada hora, pelo menos, levante-se, ande um pouco e faça alongamentos;

Certifique-se de que a cadeira e/ou banco em que se senta para trabalhar sejam adequados ao tipo de atividade que você exerce;

Qualquer região do corpo pode ser afetada por L.E.R, desde que seja exposta a mecanismos de traumas contínuos.

Confira também

Tática para envelhecer com saúde

Envelhecer é um processo natural e inevitável cujos sinais iniciam a partir dos 30 anos. …

Você sabe como armazenar o leite materno?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam o aleitamento materno …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *