Google+
sábado , 24 junho 2017
Filho de birra

Por que as crianças fazem birra?

uando converso com alguns pais é comum relatarem que seus filhos, em algum momento, já usaram várias chantagens emocionais para conseguir algo que desejavam como é o caso da birra. Os pais na maioria das vezes não sabem como agir, mas principalmente não compreendem o porquê isso acontece. E, o pior, não sabem que se “deixarem a birra passar”, porque acreditam que, “é só uma fase, depois passa”, vão estar deixando se alojar uma forma de comportamento nocivo ao caráter dos seus filhos.

Vou explicar com detalhes neste exemplo e você pode entender que, conhecendo mais o seu filho, você consegue minimizar estes comportamentos.

Seu filho quer alguma coisa, suponhamos que ele queira comer um biscoito, e talvez esteja perto do horário do jantar. Se os pais negam este pedido, logo, na grande maioria das vezes, o filho comece a chorar. Quem não presenciou uma situação muito semelhante a essa? Este choro significa que a criança começou a fazer uma chantagem, e se o adulto começa a se sentir constrangido, acaba cedendo a esta chantagem.

Contudo, muitas vezes a criança está testando como os adultos vão reagir, elas são muito inteligentes e sabem o que fazer para conquistar o que desejam. É muito comum nos dias de hoje, os pais ficarem fora o dia todo devido o seu trabalho e se sentem culpados por deixar o filho em casa. Por isso, tendem a dar o biscoito para o filho, e com isso, ele vai entender que quando fizer birra, os pais vão se sentir constrangidos e vão fazer exatamente o que ele deseja. Com o tempo, este tipo de comportamento vai se tornando padrão e acabará “tendo domínio” sobre o adulto e, consequentemente, estes realizar os pequenos caprichos dos filhos.

Para solucionarmos este problema, temos que rever o modo com o qual percebemos e interagimos com os nossos filhos, porque é o modo como agimos com eles, que os leva a agir de certo modo. Na maioria das vezes, os pais nem mesmo suspeitam que os seus comportamentos com os filhos é que influência e determina que os filhos respondam de modo positivo ou negativo.

Em toda minha história de 33 anos de trabalho com educação de crianças e orientação de pais, nunca encontrei problemas que fossem relativos apenas às crianças, mas, sempre encontrei que elas reagiam ao modo como eram “tratadas” pelos seus pais. E, se os pais não sabem quais são as armadilhas que eles caem quando interagem com os seus filhos, eles não conseguem evitar e nem mesmo resolver os problemas como a birra. Uma das armadilhas é a chantagem que os filhos fazem e se os pais simplesmente cedem, favorecem não apenas que comportamentos como a birra ocorra, mas também que a criança cresça com desvio de conduta que possivelmente no futuro, irá lhe trazer grandes prejuízos.

Texto assinado pela Dra. Estela Giordani

Veja mais conteúdos sobre educação dos filhos, na Fanpage e Youtube da Dra.Estela Giordani.

https://www.youtube.com/channel/UCWA3AiykDKc0-uQdjn9FRCA

https://www.facebook.com/draestelagiordani/?fref=ts

Confira também

copa panambi volei

Nesse domingo Panambi realiza mais um grande evento esportivo

16 EQUIPES CONFIRMADAS, MAIS DE 190 ATLETAS! Neste domingo acontece em Panambi a 1º Copa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *