Google+
quarta-feira , 23 agosto 2017

O mundo inimaginável da leitura

Ler também é saúde, bem-estar e gera qualidade de vida ao nosso cérebro.

leituraDar vida às fantasias e à imaginação. Quem leu “Os meninos da Rua da Praia” e não sonhou ser jogador de futebol? Ou se sentiu como Zezé em “Meu Pé de Laranja Lima”, ou talvez, entrou no “País das Maravilhas” de Lewis Carrol? Independente de imaginar e sonhar, a leitura infanto-juvenil traz inúmeros benefícios para quem adere a ela.

Mesmo sendo livros destinados a um público específico, a literatura infantil e juvenil leva as características da fantasia para pessoas de qualquer idade. “Todos conseguimos viajar sem sair do lugar, navegar por mundos antes inimagináveis”, explica Loreci Hintz, proprietária de uma livraria em Cruz Alta.

Também amante de literatura, ela diz que a leitura é ponto chave para o desenvolvimento da criança. Pois lhe traz uma maior perceptiva dos fatos do cotidiano e atenta ao mundo que a rodeia. Faz com que ela questione, interaja e participe mais ativamente de tudo que está ao seu redor.

E hoje, além da estória, há uma variedade de opções que deixam os livros mais sedutores e despertam a vontade de ler no público infantil, como efeitos 3D e quebra-cabeças, os quais Loreci recomenda. Esse estilo de literatura torna a leitura muito mais atrativa, fazendo com que a criança tenha ainda mais estímulo do descobrimento de algo a mais.

Os livros levam o leitor a um mundo novo, seja ele criança, jovem, adulto ou idoso. Ler deve ser um hábito cultivado durante toda a vida, para regar a nossa imaginação e nos permitir visitar todos os planetas que “O Pequeno Príncipe” já passou, só exercitando o poder da mente.

Confira também

Será que a criança é capaz fazer as escolhas certas?

Será que a criança é capaz fazer as escolhas certas?

Dra. Estela Giordani Todo ser humano, inclusive a criança, desde muito cedo, já começa a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *