Google+
domingo , 20 agosto 2017

Gugu Dadá: chegou a hora de escovar!

hora-de-escovar-bebeSabia que a higienização bucal deve ser iniciada antes mesmo de aparecerem os primeiros dentes? Pois é. Por isso, uma gaze ou paninho deve ser passado sobre o rebordo gengival, após as mamadas, para higienizar a boca e para o bebê ir se acostumando com a prática. Depois que os dentes nascem, a higienização deve ser realizada três vezes ao dia com a supervisão dos pais.

Ficou interessado?  Então acompanhe o que explica a odontopediatra Gabriela Braga. 

Com cuidado, a escovação precisa ser feita em todos os dentes, tanto superior, quanto inferior, e por último não se esquecer de escovar a língua. “Temos de estar conscientes na hora de cuidar dos dentes decíduos, os de leite, eles são guias para os dentes permanentes, sendo de muita importância os mantermos na cavidade oral para futuramente não gerar problemas funcionais ou a colocação de aparelho – o que em muitos casos deriva da perda precoce dos dentes de leite”, alerta a odontopediatra.

Para a escovação, a atenção principal deve ser dada antes de dormir. “A escovação para ir se deitar é essencial, pois enquanto dormimos o fluxo salivar diminui e propicia o aparecimento de bactérias que causam cáries, a deterioração dos dentes”. Igualmente, os pais precisam levar seus filhos ao dentista para orientação e prevenção de cáries, além de ficar atentos à alimentação de seus filhos. “Para evitar cáries, a partir do sexto mês de vida, a cada seis meses, as crianças precisam ir ao dentista. Junto a isso, é recomendada uma alimentação saudável e equilibrada, deixando doces e balas para o final de semana ou para um determinado horário do dia”, fomenta.

O que auxilia a escovação dos pequenos são as escovas de cerdas macias e cabeça pequena. Assim é possível alcançar os últimos dentes sem machucar. “Hoje algumas marcas indicam a idade adequada em sua embalagem, o que facilita”. No caso da pasta de dente, o cuidado é o flúor presente na composição. “O creme dental é indicado de acordo com a necessidade de cada paciente, e diferentemente para cada criança. Isso previne a cárie e também a fluorose, que pode acometer os dentes se a ingestão de flúor for em excesso”. E para uma correta higienização não há técnica adequada e sim a maneira pela qual o paciente ou responsável se adapte e consiga limpar bem os dentes e a gengiva, o que previne a gengivite.

Gabriela ainda orienta que os pais escovem os dentes na frente de seus filhos e também escovem os dentes deles desde cedo. Assim os pequenos aprendem e se acostumas com a escovação dentária.

BOX:

A CHUPETA E A MAMADEIRA

O uso da chupeta é um hábito muito comum das crianças, mas ele pode ser um problema. Se não tirado antes dos 3 ou 4 anos, pode interferir na forma do palato – deixar a mordida aberta. Já com o hábito da mamadeira deve-se ter cuidado com a “cárie de mamadeira”, causada com a ingestão de líquidos açucarados durante o período da noite, o que necessita uma higienização após a mamada para sua prevenção.

Gabriela Braga é graduada odontologista pela Universidade Luterana do Brasil (ULRA), especializada em odontopediatria pela PUC-RS e ortodontia pela UNINGÁ SM. Atua em Cruz Alta com clínica própria.

Confira também

educação filhos

Por que seu filho deve dormir no próprio quarto?

Dra. Estela Giordani Existe um cuidado bem importante que todo o pai e mãe devem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *