Google+
segunda-feira , 24 julho 2017

Flores para alegrar o ambiente

flores-para-enfeitarQue tal uma casa colorida e perfumada? Com belas, delicadas ou charmosas flores sua casa pode ficar ainda melhor.  Elas deixam o ambiente alegre, favorecem a tranquilidade e dão a sensação de bem-estar. Elas propiciam harmonia, são elementos decorativos de grande beleza, em suas diversas cores, formatos, texturas e bem vindas em qualquer cômodo da casa. As flores podem ficar em pequenos arranjos sobre as mesas, prateleiras, cantoneiras ou em vasos maiores no chão. Independente do local, vão fazer a diferença e trazer beleza aos cômodos. Isso é o que explica o florista e proprietário da floricultura Tulipa, Paulo Ruginskis.

Para quem quer decorar a casa e precisa de uma “mãozinha”, Paulo dá algumas dicas: Segundo ele, para os locais mais claros, o indicado é colocar folhagens como: Palmeira Família, Bambu Mossô e Dracenas. Já para os lugares mais escuros, o indicado é usar: Zamioculcas, Afelandra e Cactus. Há também aquelas que se adaptam bem nos dois ambientes, como o Lírio da paz.

Nos lugares mais sofisticados, são aconselháveis as Orquídeas, como as da espécie Cimbídio e Bromélias. “Aqueles que optam pela Orquídea, têm que saber que esta planta não tem um período de duração prolongado e necessita de um cuidado maior”, salienta o florista. Na cozinha, Paulo diz que ficam muito bem os vasos com pimentinhas, violetas, flor da fortuna ou flor do campo. Elas dão um toque especial, proporcionando ao ambiente suavidade.

Quem possui sacadas, o indicado é plantar gerânios, pois ficam bonitos no inverno e também no verão. Quanto à entrada da casa, Paulo explica que existem várias possibilidades. “Ficam bem as buchinhas em vasos, Ficus podados e palmeiras, esta última possui várias qualidades”, esclarece Paulo. Os supersticiosos gostam de usar vasinhos com Sete Ervas. “Dizem que esta planta espanta o mal olhado”, comenta.

Elas embelezam a casa e merecem cuidados

Diferente de peças de decoração, as flores e plantas são seres vivos e merecem cuidados. Existem, inclusive, espécie com necessidades de cuidados específicos. “Cada planta necessita de uma quantidade certa de água, de adubo e poda. Aconselho que na hora de escolher, peça instruções ao vendedor, pois cada planta é única”, diz. Outra dica é não dar água demais para a planta, pois o excesso, assim como a falta, pode matá-la.

Paulo ensina que todas as folhagens que possuem flor precisam de muita claridade. “É interessante deixá-las próximas à janelas, sem a necessidade de abrir o vidro, somente a claridade já ajuda no seu desenvolvimento”, reforça. Os cactos se alimentam de umidade do ar, portanto não precisam ser regados, principalmente em nossa região, que é muito úmida. Já nas regiões mais secas é indicado colocar uma colher de água por mês.

Cuidados na hora de escolher a planta

É importante ficar atento na hora de escolher qual planta para decorar sua casa. “As pessoas costumam se inspirar no que veem na televisão, mas é preciso levar em consideração que às vezes uma flor é colocada no cenário somente para o momento da gravação, pois não é própria para aquele lugar. Logo não irá se desenvolver. Por tanto, é necessário solicitar informações sobre a planta escolhida”, diz.

Quanto à folhagem Comigo ninguém pode, que é muito procurada, Paulo alerta que é venenosa, já que devido ao seu princípio ativo (oxalato de cálcio, saponinas) sua ingestão e o contato podem causar sensação de queimação, inchaço de lábios, boca e língua, náuseas, vômitos, diarreia, etc. Portanto, deve-se ter cuidado ao usá-la em locais onde se tem crianças e animais de estimação.

Confira também

Faça você mesma: produtos caseiros

Faça você mesma: produtos caseiros

Se existe uma parte da listinha de compras do mês que sabe pesar no nosso …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *