Google+
terça-feira , 17 outubro 2017

Microfisioterapia – Equilíbrio entre corpo e mente

microfisioterapiaOs traumas emocionais podem ser responsáveis por diversas dores e outras disfunções apresentadas pelo nosso organismo. Muitas vezes, os tratamentos tradicionais não trazem resultados satisfatórios, uma vez que o conceito de saúde integral (corpo, mente e espírito) ainda é pouco difundido entre os profissionais da área.

Nosso corpo guarda muitas “cicatrizes” que podem ter como causas as frustrações, perdas, sentimentos de abandono, traumas que ocorreram na gestação, intoxicações e até mesmo memórias hereditárias.

A Microfisioterapia, técnica de origem francesa, busca o motivo do sintoma relatado pelo paciente, a chamada cicatriz patológica e estimula os mecanismos de auto cura do organismo. Através da Micropalpação – palpação com movimentos sutis -, o fisioterapeuta procura, no corpo, onde as memórias se instalaram e provocaram sintomas. Uma vez encontrados tais traços, os mecanismos de autocorreção são estimulados para restabelecer as funções do organismo, eliminando assim doenças e promovendo a saúde.

Embasada na embriologia, na física quântica e na filogênese, ela é aplicada na esfera muscular e age na “memorização” deixada em vários tecidos do organismo. As mãos do terapeuta mobilizam e estimulam os diferentes tecidos de acordo com o tipo de agressão, sem a ajuda de nenhum instrumento e o seu princípio de cura é semelhante ao da homeopatia, já que ambas seguem duas leis: a cura pelo infinitesimal (o medicamento diluído, a palpação mínima) e pela similitude (o semelhante cura o semelhante).

As sessões duram de 45 minutos à uma hora e a técnica é indicada para todas as idades. É importante salientar que o fato de tratar disfunções e desconfortos, não significa que a técnica se opõe à Medicina ou à Fisioterapia. Pelo contrário, a micro fisioterapia atua de forma preventiva e curativa ajudando na restauração dos tecidos e suas funções.

Essa e outras matérias você confere na versão online da Revista Vitalité, confira: http://issuu.com/inovecomunic/docs/revista_vitalite_8ed

Fisioterapeuta Marta Dreier

Pós-graduanda em Fisioterapia em Terapia Intensiva
Formação Internacional em Microfisioterapia
Formação em Hipnoterapia Clínica

Confira também

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

Orientação profissional. Você sabe o que é?

Muito se tem falado em Orientação Profissional. No entanto, você sabe exatamente do que se …

Alerta: Briga de Casal

“Desejo que você tenha a quem amar, e quando estiver bem cansado, ainda exista amor …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *