Google+
sábado , 23 setembro 2017
benefícios da cerveja

Cerveja x Saúde ou Cerveja e Saúde?

cerveja é saúdeVamos partir do pressuposto comum entre todos. O consumo de bebidas alcoólicas deve sempre ser responsável. O que isso significa?  Significa nunca se expor a riscos nem tampouco expor outras pessoas a acidentes decorrentes do uso de álcool, excessivo ou não.

Sabemos que a partir da primeira dose já ocorrem alterações cognitivas em nosso organismo e passamos então a incorrer em riscos ao realizar tarefas que nos demandem maior nível de concentração; ou seja, nunca beber e operar máquinas e/ou dirigir veículos. Não por acaso, a palavra chave quando falamos de consumo responsável é beber com moderação. Para homens adultos, em média, o consumo moderado significa ingerir menos de 500 ml por dia, enquanto para mulheres esse consumo deveria ficar menor que 300 ml por dia.

Isso não é uma receita – não há uma receita – pois sabemos que muitos fatores irão influenciar na quantidade recomendada, como idade, peso, predisposição genética, estilo da cerveja, dentre alguns outros fatores. O profissional capacitado para lhe dar essa orientação será sempre o seu médico de confiança. Tudo o que se sabe e se divulga pelo mundo sobre os benefícios à saúde do consumo moderado de vinho, se aplica a cerveja. Isso mesmo, porém com a vantagem da cerveja ainda possuir em sua composição uma estrutura de nutrientes mais completa para as necessidades do nosso corpo. Ou seja, se o vinho faz bem para o coração, a cerveja faz bem para o coração, rim, pâncreas, estômago e outros órgãos e tecidos. E se forem respeitadas as doses recomendadas, a cerveja auxilia na prevenção de problemas cardiovasculares, desacelera o envelhecimento e favorece o sistema imunitário.

 Uma questão muito discutida é se cerveja dá ou não dá barriga. Afinal, o que dá barriga? A ingestão de alimentos excessivamente calóricos e geralmente em grandes quantidades.

No caso da cerveja, um copo de 100 ml têm menos calorias que o mesmo copo de suco de maça. Acreditem, a cerveja pilsen é menos calórica que vários alimentos que julgamos saudáveis e não calóricos. Porém, não é comum sentarmos num bar e vermos uma pessoa tomando dez copos de suco de maça. Mais uma vez a palavra “moderação” aparece como saída para bebermos uma boa cervejinha sem termos que ficar com aquele sentimento de culpa por supostamente estarmos engordando.

Acreditem, a cerveja pilsen é menos calórica que vários alimentos que julgamos saudáveis e não calóricos.

E ainda, no caso do bar, sabemos também que os acompanhamentos normalmente são os vilões da história. Por isso, o certo é bebermos em menor quantidade e com maior qualidade, que o gole de cerveja não seja apenas para refrescar e sim para nos estimular através dos sentidos, especialmente na busca de novos aromas e sabores. Saúde!

por Antonio Baxo, Sommelier de Cervejas da Empresa Drinkability

Confira também

careca calvice homens

Implante capilar pode ajudar na recuperação da autoestima

A cirurgia, cada vez mais sofisticada, proporciona um aspecto natural e é eficaz para tratar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *