Google+
segunda-feira , 11 dezembro 2017

Você sabia que acupuntura aumenta a imunidade de pacientes com câncer?

O mês de outubro é conhecido pela realização da campanha “Outubro Rosa” que promove a conscientização sobre o câncer de mama, doença que atinge milhares de mulheres.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que por ano no Brasil surgem cerca de 60 mil novos casos de câncer de mama. Desses, 15 mil levam as mulheres a óbito.  Já o Ministério da Saúde aponta que esse tipo de câncer corresponde a cerca de 25% dos novos casos por ano.

Como se sabe, o tratamento convencional do câncer é dolorido e lento, a maioria se dá através da Quimioterapia que além de eliminar as células cancerígenas, também elimina as saudáveis, causando mal-estar ao paciente. A quimio pode gerar queda de cabelo, feridas na boca, perda de cabelo, náuseas e dores. E a pior situação é quando as mulheres que sofrem com o câncer de mama precisam remover o seio, o que afeta também a saúde emocional.

Acupuntura

Como tratamento complementar do câncer surge então a opção de realizar sessões de acunpuntura. O procedimento alivia as dores e inchaços e contribui para aumentar a imunidade dos pacientes com câncer.  A Fisioterapeuta Dermatofuncional e especialista em acupuntura Dra. Andressa Moraes destaca que a acupuntura também pode melhorar os resultados das terapias convencionais para tratamento de câncer.

“Após a quimioterapia e radioterapia, o tratamento com acupuntura pode contribuir para que o paciente com câncer tenha uma recuperação rápida porque alivia sintomas como cansaço, lentidão, indisposição e vômito.  Além disso, a acupuntura tem um importante papel no sistema imunológico, ajudando os pacientes com câncer a sofrerem menos com a agressividade dos tratamentos”, afirma.

A especialista ainda ressalta que são diversas as contribuições que a acupuntura pode trazer, porém, ela deve ser tratada apenas como um tratamento complementar, ou seja, jamais deverá substituir outras terapias que visam a cura do câncer.

Confira também

Tática para envelhecer com saúde

Envelhecer é um processo natural e inevitável cujos sinais iniciam a partir dos 30 anos. …

Você sabe como armazenar o leite materno?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam o aleitamento materno …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *