Google+
quarta-feira , 23 agosto 2017

Calos! O que fazer?


pes-calos
Quem nunca sofreu com um calo que “atire a primeira pedra”! Geralmente aparecem nos pés, quando usamos um sapato novo que, embora seja o nosso número, aperta e incomoda.

Na dermatologia, calos são aquelas partes endurecidas e grossas que se formam na pele por causa de uma constante pressão e atrito. Esta pressão interrompe a circulação de sangue no local, que desenvolvendo uma espécie de bolsa e por pressionar o nervo, causam dor e infecção.

Para evitar o aparecimento desses indesejáveis calos a vovó da Vitalité preparou algumas dicas:

O calçado: evite sapatos apertados, muito altos, de bico fino ou muito fechado.

As luvas: no caso das mãos você pode usar luvas ao dirigir, fazer musculação, andar de bicicleta ou cuidar do jardim. Desta forma, você evitará o atrito repetitivo, que resultaria em calos.

Mas se você não resistiu àquele sapato lindo e desconfortável, então confira outras dicas que ajudarão a amenizar o problema:

Hidratantes com ureia: a ureia é uma substância própria do corpo humano, que é formada no fígado, filtrada nos rins e expelida através da urina e do suor. Hidratantes que contenham ureia em sua composição são ótimos cicatrizantes. Podem ser encontrados em qualquer farmácia.

Óleo de camomila: serve para amaciar e hidratar a pele. Use o óleo e passe uma pedra porosa ou uma lixa especial em seguida para esfoliar. Lembre-se que o uso da lixa não deve ser diário, uma vez por semana é o suficiente. Além disso, esta esfoliação deve ser feita suavemente.

Óleo de mamona: também é um ótimo hidratante e pode ser usado diariamente.

Cebola crua: coloque uma rodela de cebola crua sobre o calo e envolva em uma gaze, deixando ela no local até que o caroço do calo se solte. Apesar do cheiro é uma ótima para a cicatrização.

Alho e óleo de oliva: amasse um dente de alho e misture com óleo de oliva quente, aplique a pasta sobre o calo e envolva com uma gaze. Repita esse processo até o calo secar.

Não corte o calo: jamais corte um calo, pois poderá causar infecções e sangramento.

Para aliviar um pouco do desconforto e da dor coloque gelo no local, isso ameniza o inchaço e diminui a agonia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *