Google+
sábado , 19 agosto 2017

Minha cadela está no cio, e agora?

cadelas_no_cioO ciclo da cadela pode ser dividido em 4 etapas, e em uma delas ela estará pronta para cruzar com o macho e procriar, por isso é importante ficar atento as seguintes fases:

Proestro: dura em média 9 dias e apresenta inchaço da vulva, sangramento e variavelmente corrimentos que devem ser límpidos e sem cheiro desagradável. E em alguns casos alterações de comportamento como agressividade.

Estro: é o cio propriamente dito, o período fértil. A única fase que a fêmea aceita o macho. Nela acaba o corrimento ou sangramento e dura de 8 a 15 dias após iniciar o sangramento.

Metaestro: é o momento da gestação, parto e lactação. E para as cadelas que não cruzaram é geralmente nesse período que desenvolvem a tão falada gravidez psicológica.

Anestro: é quando há total ausência de cio, seria o descanso sexual.

Como saber que a cadela entrou no cio? Além do inchaço da vulva e o corrimento ou sangramento, em algumas fêmeas observa-se também micção frequente (faz xixi mais vezes) e alterações de comportamento. Há também as que apresentam o cio silencioso, isto é, sem qualquer um desses sinais descritos. Nestes casos, a identificação do cio só ocorre quando ela aceita o macho, ou por citologia vaginal ou ainda, dosagem hormonal.

Quando terá o 1º cio? Normalmente o primeiro cio é entre 6 e 8 meses de vida. Porém pode existir uma variação individual, demorando até 12 a 15 meses.

De quanto em quanto tempo ocorre o cio? Na maioria das cadelas, a cada 6 meses. Cadelas idosas tendem a ter um intervalo maior, contudo não existe a menopausa.

Confira também

JUDÔ CRUZ ALTA

Cruz-altenses trazem ótimos resultados da Supercopa Canoas de Judô

Aconteceu no ultimo sábado (15), a Supercopa Canoas no Centro Olímpico Municipal da cidade de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *