Google+
sábado , 19 agosto 2017
Alerta Dengue: Verão exige cuidado redobrado.

Alerta Dengue: Verão exige cuidado redobrado

Com a chegada do Verão precisamos ficar atentos para um problema de saúde pública que se prolifera com ele: o Aedes aegypti. O mosquito, mais conhecido como Mosquito da Dengue, é transmissor da Dengue, febre Zika, e a febre de Chikungunya, que são doenças infecciosas, de origem viral. O calor e as chuvas da estação são o clima ideal para a reprodução da espécie.

Os mosquitos fêmea sugam sangue para produzir ovos. Se o mosquito da dengue estiver infectivo, poderá transmitir o vírus da dengue neste processo. Em geral, mosquitos sugam uma só pessoa a cada lote de ovos que produzem. O mosquito da dengue tem uma peculiaridade que se chama “discordância gonotrófica”, que significa que é capaz de picar mais de uma pessoa para um mesmo lote de ovos que produz. Há relato de que um só mosquito da dengue infectivo transmitiu dengue para cinco pessoas de uma mesma família, no mesmo dia, segundo informações do Ministério da Saúde.

>>Leia também: O papel da mulher no mundo atual

Os casos de Dengue na região aumentam a cada ano, com destaque principal a Panambi, que registrou diversos casos da doença contraídos dentro dos limites do município. Para prevenir que estação seja de alerta pelo alto numero de mosquitos e de contágio, apenas uma atitude bem simples precisa ser tomada: nunca deixe água parada. É nela que os mosquitos põem os seus ovos. Garrafas, pneus, potes, caixas d’água destampadas, são tudo que o Aedes aegypti precisa para perpetuar sua raça. E o cuidado deve se estender por toda a vizinhança, todos precisam fazer a sua parte, pois o menor receptáculo de água pode servir de ninho para os ovos do mosquito.

Ações para eliminar os focos da dengue:

– Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;

– Tirar água dos vasos de plantas;

– Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;

– Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

– Manter os quintais bem varridos, eliminando matéria orgânica, como folhas e restos de alimento de animais;

– Escovar bem as bordas dos recipientes e mantê-los sempre limpos.

Confira também

JUDÔ CRUZ ALTA

Cruz-altenses trazem ótimos resultados da Supercopa Canoas de Judô

Aconteceu no ultimo sábado (15), a Supercopa Canoas no Centro Olímpico Municipal da cidade de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *