Google+
domingo , 20 agosto 2017
1º Mamaço de Cruz Alta

1º mamaço cruz-altense

1º Mamaço de Cruz AltaHoje, quarta-feira (3), foi realizado o primeiro mamaço cruz-altense com a presença de mais de 100 mães. Segundo a organizadora do evento e nutricionista do Centro da Criança Isabel Villa Real, o intuito do mamaço é alertar as mães sobre a importância da amamentação, pois estamos na semana mundial do aleitamento materno.

Conforme ela, em agosto acontece a campanha do mês dourado e tem como slogan “O leite materno vale ouro”. Todos os atos que acontecem nesses dias são em apoio ao aleitamento exclusivo até os 6 meses da criança com o espaçamento de 3 anos ou mais entre uma gestação e outra para que a mãe possa dar mais atenção ao seu filho.

Isabel ressalta que é fundamental estimular a amamentação que além de ser a melhor fonte de nutrição do bebê também transmite uma mensagem clara e convincente à família, à comunidade e à sociedade de que o aleitamento materno é natural já que muitas mulheres não ficam confortáveis para amamentar em público devido à rejeição que surge com frequência quando o fazem. Este também foi um ato para superar este obstáculo, para que as mães sintam o apoio social necessário e se sintam à vontade ao amamentar quando for solicitado pelo seu bebê onde quer que estejam, em casa ou em público.

Com este evento vimos que os benefícios ao bebê e a mamãe são incalculáveis. Se você não pode participar, fique tranquila, separamos 10 motivos para que leia e entenda a importância de amamentar, confira:

  1. Amamentar Desenvolve o sistema imunológico do bebê
    O leite materno contém células anti-infecciosas capazes de proteger o organismo do bebê contra infecções, como as intestinais e otites, evitando assim diarreias.
  2. Amamentar Ajuda no desenvolvimento da fala
    Veja que interessante. A posição da boca nos mamilos provoca a estimulação de pontos articulados responsáveis pela produção dos fonemas (sons).
  3. Amamentar estimula o crescimento e desenvolvimento adequado da musculatura oral, ajudando na respiração, deglutição e mastigação
    Uma criança que tenha problemas na respiração pode ter prejudicado o seu sono, concentração e memória. A musculatura oral adequada remete a um bom desenvolvimento da fala.
  4. Amamentar fortalece o vínculo mãe e bebê
    O contato com a mãe pelo aleitamento materno faz com que o bebê se sinta mais seguro e tranquilo, evitando choro e ansiedade. Além disso, a mamãe se sente menos estressada.
  5. Amamentar diminui o risco de alergia
    Crianças alimentadas no peito da mãe têm menos risco de terem asma. Outro estudo revela que crianças que desde cedo tomam o leite de vaca aumentam a probabilidade de se tornarem alérgicas, já que as proteínas desse leite estão associadas à dermatite, rinite, sinusite e amigdalite.
  6. O leite materno é o alimento mais completo para o bebê
    A mamãe não precisa se preocupar em complementar a alimentação. Nem ao menos se preocupar em oferecer água. O leite materno é completo. Não precisa de mais nada. Apenas a amamentação de forma errada faz com que o bebê não consiga todo o leite, tornando-se incompleta.
  7. Amamentar evita doenças futuras
    Um bebê amamentado no peito pode evitar durante sua vida algumas doenças como obesidade, diabetes e hipertensão.
  8. Bebê que amamenta dificilmente terá anemia
    As concentrações de ferro no leite materno é bem maior que em qualquer outro tipo de leite e seu filho não precisará de complemento de ferro para evitar anemia.
  9. Amamentação evita cólicas
    O leite materno tem proteínas que são facilmente digeridas pelo organismo do bebê. Isso não acontece com o leite de vaca que tem proteínas de difícil digestão.
  10. Amamentar diminui risco de câncer de mama
    Pesquisadores da Espanha descobriram que as mulheres que amamentam seus filhos por mais de seis meses têm menos chances de desenvolver câncer de mama.

 

Fonte dos 10 motivos: Guia do bebê http://guiadobebe.uol.com.br/os-10-poderes-da-amamentacao/

Confira também

JUDÔ CRUZ ALTA

Cruz-altenses trazem ótimos resultados da Supercopa Canoas de Judô

Aconteceu no ultimo sábado (15), a Supercopa Canoas no Centro Olímpico Municipal da cidade de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *