fbpx
Boa alimentação Vitale

Glicemia como mantê-la controlada

Veja agora como controlar os índices de açúcar no sangue.

Glicemia controlada é um dos focos de todo portador de diabetes. Isso porque o aumento dela é justamente o que indica que a doença está descontrolada.
Veja a seguir algumas dicas que podem evitar as oscilações de glicemia.

CONTROLE DO PESO

Não é à toa que um dos fatores de risco do diabetes tipo 2 é o excesso de peso. O que é agravado quando existe depósito de gordura em excesso na região abdominal. Entenda o que acontece: a gordura afeta a produção de insulina, o hormônio que regula a entrada de glicose (açúcar) nas células e mantém a glicemia controlada, evitando que as funções do organismo entrem em pane.

VALE LEMBRAR:

Pacientes com o tipo 1 que não cuidam da alimentação ganham muito peso, o que aumenta a necessidade de insulina e predispõe ao surgimento de hipertensão e distúrbios dos lipídios, como o triglicérides aumentado. 


MONITORE REGULARMENTE A GLICEMIA 

Quanto mais há o monitoramento mais fácil fica perceber as descompensações e evitar as crises. O ideal é fazer as medições em jejum, antes e depois das refeições. Confira os valores de referência de glicemia recomendadas para diabéticos adultos:


O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é receitas-diabetes-37.jpg

  • de jejum: maior do que 70mg/dl e menor do que 110 mg/dl
  • antes de comer (pré-prandial): maior do que 70mg/dl e menor do que 110 mg/dl
  • duas horas depois de comer (pós-prandial): maior do que 70mg/dl e menor do que 140 mg/dl

EXERCITE-SE

As atividades físicas ajudam a manter o controle glicêmico (principalmente de quem tem Diabete tipo 2). Mas antes de começar, busque orientação do seu endocrino e também do educador físico, assim fica mais fácil fazerem um treinamento adequado às suas necessidades. 

Lembre-se também de comer antes dos exercícios e se manter bem hidratado. Em alguns casos também é necessário consumir uma fonte de carboidratos (frutas) ou fazer ajustes na dose da insulina. Tudo isso os profissionais vão indicar conforme o seu quadro de saúde. 

SIGA O HORÁRIO DAS REFEIÇÕES 

Manter a rotina alimentar com regras é a chave para evitar oscilações da glicemia, ou seja, seguir os horários das refeições sempre considerando três grandes refeições (café da manhã, almoço e jantar) e pequenos lanches entre eles com no mínimo 2 horas de intervalo.
Pular qualquer uma dessas é errado, não pode pular num dia e no outro comer grandes quantidades, principalmente se você usa insulina ou remédios que causem a hipoglicemia.


*** Muitas horas em jejum (4, 5 horas ou mais) também irá sobrecarregar o organismo com a produção de insulina.



Tags