fbpx
Vitale

Pode ou não pode estalar as articulações?

Você conhece alguém que tem o hábito de estalar os dedos? Siga lendo esse conteúdo:

Se você está aqui é porque certamente leu o título e se interessa em saber se estalar as articulações prejudica de fato o corpo ou isso não passa de mais um mito. Isso você vai desvendar muito em breve, mas antes uma pergunta: você tem esse hábito ou conhece alguém que tenha? Se sim, compartilhe esse conteúdo e ajude mais pessoas!

Vamos lá, estalar os dedos é habitualmente comum e mesmo que a vida toda você tenha ouvido falar que isso isso pode engrossar as articulações (as populares juntas) e causar perda da força das mãos – esqueça, é mito!

O Dr. Donald Unger fez uma experiência, estalou os dedos da mão esquerda diariamente durante muitos anos, mas não os da direita, e comprovou que após esse tempo não surgiram diferenças entre as mãos, nem sinais indicativos de artrites ou doenças osteoarticulares.

Ok, mas afinal o que acontece quando estalamos os dedos?

Na prática você só ouve o “trec”, mas na teoria é assim: ao movimentar a região onde os ossos se encontram o organismo libera o líquido sinovial que entre as articulações. O barulho de estalo vem da formação de uma bolha de gás dentro desse líquido, ou seja, não chega a atingir os componentes sólidos dessas articulações. Portanto, os barulhos são apenas bolhas de gás que estouram, não chegando a provocar lesão.

Quando estalar os dedos pode causar lesão?

Embora a prática de estalar os dedos não provoque nenhuma lesão, o excesso de força e o exagero de vezes em que se estala os dedos pode causar danos na articulação e até rompimento nos ligamentos.

Quando se estala os dedos eles levam cerca de 20 minutos para que possa estalar de novo, esse intervalo é necessário para os gases formarem uma nova bolha. Caso a articulação seja forçada nesse período, ou até se for usada muita força para estalar os dedos, podem surgir lesões.

ALERTA

Quando você não estala os ossos (porque quer) e ele estala sozinho pode ser que haja um deslocamento dos ossos, isso claro quando acompanhado de dor. Nesse caso, os estalos podem ter outro significado, como uma lesão da cartilagem articular.

Além dos dedos, muitas pessoas também têm o hábito de estalar o pescoço, a coluna e várias outras partes do corpo, se o estalo te trouxer alívio, pode fazer sem medo.

O que não pode é isso se tornar um hábito porque aí é um sinal de alerta de algum desequilíbrio muscular que fica tracionando as vértebras para fora do seu eixo articular normal. Isso te causa a necessidade de sempre reposicionar. Pode ser indicativo de início de algum desvio postural iniciando.

Neste caso é necessário fortalecer ou reequilibrar a musculatura para reduzir os sintomas, mantendo uma estabilidade postural, sem necessidade de intervenção cirúrgica.

Tem dúvida sobre o assunto ou quer marcar uma sessão de fisioterapia? Clique aqui ou na imagem abaixo: