fbpx
Esporte e Saúde Vitale

Diabetes e atividade física tudo a ver, entenda o porquê

53538561 - glucose meter with result of sugar level, sport shoes, apple and accessories for fitness or sport, diabetes, healthy and active lifestyles
Uma história inspiradora para você sair da zona de conforto e encara uma atividade física, pelo bem da sua própria saúde.

Não há mais dúvidas! De forma regular e com acompanhamento a qualidade de vida se sobressai.

A paixão por exercícios físicos e o fato de ser diabético insulino, dependente há 12 anos, só reforçou a vontade do Personal Trainer Tiago Barros de encarar novos desafios. Em entrevista exclusiva a Revista Vitale, aos 40 anos, ele revela como é sua rotina e o que precisa fazer para manter seu sonho e saúde em dia.


O que te motivou a buscar ajuda na atividade física

Sempre gostei de praticar esporte, mas comecei a me interessar por Triathlon em 2008, quando decidi fazer meu primeiro IRONMAN. O fator motivante foi o fato de ser diabético insulino dependente e sentir a necessidade de praticar atividade física para controlar do diabetes. Depois que comecei reduzi as doses das insulinas aplicadas, tenho um ótimo controle nos níveis de colesterol e baixo nível de gordura corporal. 

Leia também: 5 fatos que você precisa saber sobre Diabetes na infância


Tens uma alimentação diferenciada nos dias que antecedem a competição?

Sim. Para que esses benefícios sejam completos uma dieta balanceada, evitando a ingestão de álcool, frituras, gorduras, alimentos industrializados e refrigerantes, é essencial. No dia a dia opto por alimentos integrais, sete porções de frutas, muita proteína e sempre complementando com grãos como linhaça e quinoa.

Como é realizado o seu treino?

3 horas de musculação, 200 km de bicicleta, 8 de natação, 50 de corrida e 1 hora de massagem por semana.

Quais competições que já participou? A paixão por exercícios físicos

4 IRONMAN
3,8 km Natação + 180 km de Bike + 42 km de Corrida

10 IRONMAN 70.3
1,9 km Natação + 90 km de Bike + 21 km de Corrida

Triathlon Olímpico
1,5 km de natação + 40 km de Bike + 10 km de Corrida

O que vem pela frente?

Estou me preparando para duas provas importantes, dia 05 de abril para o Campeonato Mundial de IRONMAN 70.3 Brasília (classificatória para a final mundial na Áustria) e dia 25 de outubro para Ironman 70.3 em Miami/USA.

Tiago é o brasileiro na 18°posição do Ranking Mundial de competições de IRONMAN e a prova viva de que uma pessoa com diabetes pode sim levar uma vida muito mais saudável e cheia de aventuras.

 

Leia também: >> Diabetes sem medo e a hipoglicemia: Não espere, AJA!

PALAVRA DA ENDOCRINOLOGISTA:
O exercício físico traz uma melhora na ação insulínica, especialmente no músculo. Naturalmente, como o diabetes tipo 2 caracteriza-se predominantemente por resistência à insulina, nesses pacientes observa-se mais facilmente o efeito benéfico dos exercícios sobre o controle glicêmico. No entanto, indivíduos com diabetes tipo 1 e os não diabéticos apresentam também melhor sensibilidade à insulina induzida pelo exercício”,
ressalta a Endocrinologista Brenda O. Alberto CRMRS 27424.