Antes de tudo saiba: seu filho pode sim alcançar melhores resultados na escola e com isso ter autonomia.
Basta receber atenção individualizada de um profissional comprometido com o aprendizado infantil.
Por essas e outras que o Saberes aposta num ambiente de aprendizado planejado para atender as individualidades de cada criança.
Assim, elas somam experiências atrativas, divertidas e desafiadoras.
Nesse processo há união de forças entre escola, professores, família e todos que se envolvam no desenvolvimento da criança como ser único e capaz.
>> Leia mias: 5 dicas sobre introdução alimentar
Nessa perspectiva, através do atendimento neuropsicopedagógico as famílias de Cruz Alta e região, agora, contam com um importante aliado na busca pela aprendizagem de seus filhos.
A NEUROPSICOPEDAGOGIA
O profissional neuropsicopedagogo estuda a relação do funcionamento cerebral com os métodos de ensino e as formas de aprendizagem.
A partir disso, a neuropsicopedagogia é a ciência transdisciplinar fundamentada nos conhecimentos da Neurociência aplicada à educação, com interfaces da Pedagogia e Psicologia Cognitiva que tem como objeto formal de estudo a relação entre o funcionamento do sistema nervoso e a aprendizagem humana no ponto de vista de reintegração pessoal, social e educacional.
O aprendizado resulta de um comportamento complexo, estando relacionado ao conjunto de fatores que incluem desde aspectos neurobiológicos, até fatores ambientais, sociofamiliares e emocionais da criança.
DIAGNOSTICANDO AS DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM
Geralmente as dificuldades são identificadas na escola, por meio da obsevação de comportamentos e habilidades da criança que destoam da maioria. Este olhar do professor alerta a família para uma possível dificuldade no aprendizado da criança (e é essencial, porque possibilita procurar acompanhamento profissional individualizado o mais cedo possível).
Neste sentido, a avaliação neuropsicopedagógica, que faz uso de instrumentos padronizados e validados para cada faixa etária, vem contribuir para um olhar multidisciplinar, tão importante no diagnóstico e no planejamento de intervenções eficazes para cada caso.
A avaliação neuropsicopegagógica mapeia as potencialidades e dificuldades de cada criança e aponta estratégias de ensino mais eficientes para o aprendizado e desenvolvimento de cada criança.
QUESTÃO DE ESTÍMULO
É importante ressaltar que os circuitos neuronais relacionados ao aprendizado, memória, concentração, percepção e outras funções cognitivas são modificáveis de acordo com os estímulos recebidos.
A neurociência fornece evidências de que um ambiente rico em estímulos sensoriais e que desperte a curiosidade da criança com estimulação adequada provoca um aumento da densidade de conexões das células nervosas aprimorando o desempenho cognitivo, mesmo em crianças com déficit intelectual.
CHEGOU A VEZ DO SEU FILHO
Ao identificar as dificuldades que estão prejudicando o aprendizado fluido e proporcinar o acompanhamento do neuropsicopedagogo, é possível motivar e provocar o desejo de aprender, bem como permitir a autonomia cognitiva das crianças para que possam conduzir seu caminho de conhecimento e alçar novos e significativos voos.
Adicione Comentário