fbpx
Vitale

Fatos que você precisa saber sobre a fisioterapia no Pós-Covid

Tudo que você precisa saber sobre a Fisioterapia no pós-covid, siga lendo:

Só quem já teve dificuldades para andar sabe o poder da fisioterapia. Esse é o caso da fisioterapeuta que em breve esclarece sobre a fisioterapia no pós-covid.

A Dra. Graziela Nicolodi, aos 15 anos sofreu uma lesão no ligamento do tornozelo enquanto praticava esporte, no entanto, a falta de encaminhamento para a devida reabilitação fez com que, sozinha, precisasse reaprender a caminhar, foi aí que nasceu o seu amor pela fisioterapia. Hoje, ela dedica seu tempo no consultório para reabilitar os pacientes, na universidade formando novos fisioterapeutas e na pesquisa contribuindo com a ciência. Com propriedade, ela explica como a fisioterapia é aliada para tratar as sequelas da Covid-19.

 “A COVID-19 é uma doença infecciosa que dentre as sequelas estão a falta de ar (devido ao comprometimento respiratório), cansaço, dores musculares e de cabeça”, comenta.

 

Se você vacinou contra a Covid aguarde para fazer mamografia, saiba mais aqui.

 

Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde, cerca de 80% das pessoas se recuperam sem precisar de hospitalização. Um em cada seis infectados hospitalizados fica gravemente doente e tem falta de ar. “Nestes casos a fisioterapia é aliada no tratamento mesmo após a alta hospitalar”, explica.

O protocolo de reabilitação é montado e monitorado pelo fisioterapeuta, uma vez que cada paciente responde de uma forma ao tratamento e as sequelas da doença são diferentes em cada um. Veja alguns dos sintomas que a fisioterapia pode te ajudar:

DIFICULDADE RESPIRATÓRIA

Aqui a fisioterapia evita complicações que decorrem de uma respiração insuficiente. Graziela esclarece que exercícios respiratórios melhoraram o fornecimento de oxigênio para os tecidos do corpo e o uso de equipamentos ajuda no fortalecimento dos músculos respiratórios.

“O que se sabe é que a doença causa inflamação persistente no pulmão que gera cicatrizes nele, a chamada fibrose que ocasiona a falta de ar e menor resistência para atividades físicas”, explica.

A dificuldade respiratória varia de acordo com grau de comprometimento da doença. Quem apresentou o quadro severo, naturalmente precisa de mais cuidados após a alta hospitalar em comparação com quem teve a forma leve da doença. Porém, as sessões de fisioterapia desde quando o exame vem com o positivo é fundamental para evitar o agravamento e possíveis sequelas.

SEQUELAS MUSCULARES

A fadiga, segundo Graziela é a mais recorrente das sequelas. “Ela se apresenta em qualquer gravidade da doença e desde os sintomas iniciais. Os especialistas ainda não sabem explicar o porquê, mas estudos já demonstram que a fadiga crônica acomete mais as mulheres.”

COVID LONGA (ou Covid persistente)

Quando os sintomas persistem mesmo após a cura “é ainda mais indicada a fisioterapia para avaliar e tratar tais sintomas. A reabilitação deve ser feita por um profissional capacitado que avalie o paciente e defina o programa mais adequado de reabilitação” finaliza a Dra.

Tanto nos casos de comprometimento do pulmão como nos de perda muscular, a fisioterapia é essencial para tratar pacientes com covid-19, não só no pós-covid, mas também durante todo o processo da doença.

 

Para agendar uma sessão de fisioterapia, ou falar com a Gra pelo whats sobre o assunto,
clique aqui ou na imagem abaixo: