Assim como acontece no caso de certos tipos de peixes e do azeite, a linhaça é rica em ômega 3, e não é uma novidade cientistas destacarem sua importância para evitar doenças que afetam o cérebro e a temida TPM.
O consumo dela pode blindar o cérebro de doenças como o Alzheimer e para a felicidade geral das mulheres em fase de TPM ou em menopausa ela é super indicada. Em ambos os casos, há uma variação do hormônio estrogênio em circulação no organismo feminino. Como a linhaça apresenta lignina, de estrutura parecida ao estrógeno, ela ameniza os efeitos dessas alterações. E os ácidos graxos diminuem a retenção de líquidos, outro péssimo sintoma da TPM e da menopausa. Para tanto, é necessário consumir a linhaça na forma de semente, e não como farinha ou óleo.
Bolo de linhaça
Ingredientes:
3 ovos inteiros
2 xícaras de açúcar mascavo
1 colher de chá de canela (opcional)
2 xícaras de farinha
1 xícara de leite líquido
2 colheres de sopa cheias de semente de linhaça batidas no liquidificador
2 colheres de chá de fermento
Modo de preparo:
Misture os ovos, açúcar e a xícara de óleo, até a massa ficar uniforme. Faça isso por cerca de 5 minutos e depois deixe a massa descansar. Coloque as duas xícaras de farinha e, para dar um gostinho especial, coloque canela a gosto. Coloque o leite devagar, com cuidado para a massa não ficar aguada, coloque a linhaça e misture mais um pouco. Adicione o fermento para dar consistência. Unte uma forma para bolo com óleo ou farinha e pré aqueça o forno por 10 minutos. Asse em fogo médio por aproximadamente 35 minutos. Leve à geladeira, podendo servir o bolo gelado ou quente. Se for servir quente, incremente com uma bola de sorvete ao lado e tenha em sua mesa um quase petit gateau.
Adicione Comentário