Você se incomoda com o seu sorriso? Essa é uma preocupação estética de muitas pessoas, mas que além da aparência pode estar atrelada à problemas na mordida. O aparelho ortodôntico fixo é a forma mais comum de tratar esse tipo de questão. Todavia, muitos preferem conviver com os incômodos do que submeter-se ao método, visto que há algumas desvantagens, como ser um aparelho visível e aparente e não haver uma boa previsibilidade para o tempo de tratamento. Dito isso, adiantamos que já existe uma tecnologia avançada que minimiza tais inconvenientes, descubra agora com a Dentista – Bárbara Bohrer – tudo sobre o invisalign.
Passamos a palavra para a ortodontista Bárbara, que explica:
O tratamento ortodôntico com alinhadores transparentes consiste em alinhar os dentes sem a presença de elementos metálicos. Esse processo é realizado com uma série de placas plásticas personalizadas que são trocadas pelo paciente sob supervisão de um Ortodontista em intervalos previamente estipulados. Geralmente, os alinhadores são trocados por novos semanalmente, mas este intervalo pode mudar de acordo com a idade do paciente, saúde dos tecidos que envolvem os dentes e complexidade dos movimentos dentários.
Nesse contexto, existe uma infinidade de marcas de alinhadores, sendo Invisalign a mais utilizada por ser a pioneira no ramo e atualmente a que possui a melhor tecnologia.
Vantagens e desvantagens:
Sendo assim, as placas não causam desconforto a bochechas, lábios e língua, são quase invisíveis e podem ser removidas para refeições, higiene oral e eventos sociais. Por isso, quando comparado ao tratamento com aparelho fixo (com bráquetes, fios e bandas), o tratamento com alinhadores, é extremamente mais confortável, estético e cômodo. Porém, para o Ortodontista alcançar o resultado planejado, além de um correto planejamento virtual, é fundamental que o paciente coopere utilizando as placas corretamente, ou seja, cerca de 20 a 22 horas ao dia.
“Logo, o método não é indicado para pacientes desorganizados e não colaborativos”, Expilica Bárbara.
Os alinhadores podem ser usados por pacientes ortodônticos de qualquer idade e não possuem material tóxico em sua formulação. A grande maioria dos pacientes não relata alterações na fala. No entanto, assim como ocorre com os aparelhos ortodônticos tradicionais, há um período de ajuste inicial associado com o fato de se ter algo novo na boca.
Uma curiosidade é que as placas atualmente são recicladas, e transformadas em baldes e vasos para plantas.
Em quais casos o tratamento é indicado?
Problemas ortodônticos mais comuns de serem tratados com Invisalign:
Bárbara salienta que o Invisalign pode ser o produto indicado no tratamento de basicamente todos os casos ortodônticos e ortodônticos-cirúrgicos. Em raras exceções, como o tratamento ortopédico de avanço do maxilar superior e de expansão rápida do maxilar superior, os alinhadores não seriam a melhor opção para o tratamento inicial. Mesmo assim, após a correção ortopédica, o tratamento poderia ser finalizado com alinhadores sem problema algum.
Para saber mais sobre a respiração correta durante a atividade física, clique aqui!
Cuidados necessários:
“Não se alimentar com as placas na boca, não usar água quente nas placas nem ingerir líquidos com corantes ou açúcar enquanto estiver com os alinhadores em boca. A higienização das placas deve ser realizada com escova e creme dental no mesmo momento em que o paciente realizar a higiene oral”, avisa Bárbara.
Planejamento do tratamento:
A duração do tratamento com alinhadores depende da complexidade de cada caso e pode variar de poucos meses a anos. O planejamento realizado pelo ortodontista é exatamente o mesmo àquele realizado para o tratamento com aparelho fixo convencional.
A entrevistada enfatiza que, primeiro, decide-se qual movimento será realizado e depois, como será realizado. Com alinhadores, o movimento dentário ocorre de forma diferente e exige treinamento específico. O planejamento para o produto Invisalign é virtual e requer domínio do software, chamado ClinCheck. Por esta razão, somente cirurgiões-dentistas especializados em ortodontia e credenciados no Sistema Invisalign é que estão aptos a utilizar o produto.
Tudo sobre o investimento:
Esse também varia de acordo com a complexidade de cada caso. Os honorários profissionais costumam ser semelhantes aos do tratamento com aparelho convencional, com o acréscimo do custo de produção dos alinhadores, que é repassado ao paciente e varia de acordo com a modalidade de produto escolhida.
Para realizar uma avaliação ortodôntica para tratamento com o produto Invisalign, procure um Ortodontista de sua confiança credenciado no sistema.
Gostou do conteúdo? Para realizar a avaliação com a dentista Bárbara Bohrer, clique aqui!
Adicione Comentário