fbpx
Mundo Kids Vitale

Aprendizado infantil: cuidado com o mito: “vamos dar tempo ao tempo”

A intervenção precoce é essencial ao aprendizado
É frequente o relato de pais que ao perceberem atrasos no desenvolvimento de seus filhos, recebem como conselho um grande mito do senso comum, de que o tempo resolverá as situações de atraso sem prejuízos à criança, e assim “dará o click” e as dificuldades se solucionarão. CUIDADO!

Esta crença impede que a criança receba o que chamamos de intervenção precoce e desta forma, uma janela de oportunidade poderá ser desperdiçada. Estas janelas de oportunidade relacionam-se com o que chamamos de períodos críticos, que são as fases de desenvolvimento infantil, nas quais alguns sistemas neurais estão mais suscetíveis à plasticidade. A intervenção precoce, desta forma, oportuniza a estimulação adequada das habilidades para que a criança desenvolva-se com todo seu potencial.

 

 

Neste sentido, é importante ressaltar que a literatura científica acerca da plasticidade cerebral confirma o consenso entre os profissionais, de que a intervenção deve ser indicada no mesmo momento em que o atraso é detectado – independente da existência de um diagnóstico.

Sobre o aprendizado infantil vale lembrar:

Embora existam períodos em que determinadas aprendizagens ocorrem de forma ideal, nada impede que as mesmas possam ocorrer no futuro, porém, irão requerer esforços maiores. A aprendizagem é compreendida como um fenômeno que “produz um fortalecimento das conexões entre os neurônios mediante a criação de mais conexões entre eles, com aumento da capacidade de se comunicar quimicamente.” Este processo é altamente favorecido quando a criança frequenta ambientes desafiadores e que proporcionam experiências enriquecedoras.

>> Veja alguns sinais sobre alfabetização que requerem atenção 

 

O Saberes Apoio Educacional atua em diversos âmbitos do desenvolvimento infantil:

 

  • AVALIAÇÃO NEUROPSICOPEDAGÓGICA: demonstra, de uma forma quantitativa e qualitativa, como a criança está nos diferentes estágios de sua aprendizagem e desenvolvimento;
  • INTERVENÇÃO: investe nas potencialidades de cada criança e intervém naquelas habilidades que, por alguma razão, foram menos estimuladas;
  • POTENCIALIZAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO: atividades planejadas e com embasamento científico para um processo de alfabetização pleno;
  • APOIO EDUCACIONAL: suporte para as famílias e trabalho mútuo e colaborativo com os diferentes profissionais que atuam com a criança.
  • ATENDIMENTO CLÍNICO com ênfase em TDAH, Dislexia, Discalculia, Disgrafia e DPAC.

 

>> Leia aqui como melhorar o desempenho escolar das crianças 

 

As metodologias de intervenção neuropsicopedagógicas do Saberes beneficiam a atenção e a memória de crianças potencializando o aprendizado.

INOVAÇÃO no aprendizado infantil

O SABERES em parceria com pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo está participando de pesquisas científicas que visam novos métodos e intervenções inovadoras que promovam o aprendizado infantil. Em breve, novas intervenções com resultados já amplamente aceitos na literatura internacional, farão parte da gama de opções oferecidas às famílias de Cruz Alta e região.

 

Leu até aqui e quer saber mais ou quem sabe marcar uma avaliação para o seu pequeno(a)?
Clique aqui ou na imagem abaixo e agende pelo Whats: