Esta crença impede que a criança receba o que chamamos de intervenção precoce e desta forma, uma janela de oportunidade poderá ser desperdiçada. Estas janelas de oportunidade relacionam-se com o que chamamos de períodos críticos, que são as fases de desenvolvimento infantil, nas quais alguns sistemas neurais estão mais suscetíveis à plasticidade. A intervenção precoce, desta forma, oportuniza a estimulação adequada das habilidades para que a criança desenvolva-se com todo seu potencial.
Neste sentido, é importante ressaltar que a literatura científica acerca da plasticidade cerebral confirma o consenso entre os profissionais, de que a intervenção deve ser indicada no mesmo momento em que o atraso é detectado – independente da existência de um diagnóstico.
Sobre o aprendizado infantil vale lembrar:
Embora existam períodos em que determinadas aprendizagens ocorrem de forma ideal, nada impede que as mesmas possam ocorrer no futuro, porém, irão requerer esforços maiores. A aprendizagem é compreendida como um fenômeno que “produz um fortalecimento das conexões entre os neurônios mediante a criação de mais conexões entre eles, com aumento da capacidade de se comunicar quimicamente.” Este processo é altamente favorecido quando a criança frequenta ambientes desafiadores e que proporcionam experiências enriquecedoras.
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O Saberes Apoio Educacional atua em diversos âmbitos do desenvolvimento infantil:
- AVALIAÇÃO NEUROPSICOPEDAGÓGICA: demonstra, de uma forma quantitativa e qualitativa, como a criança está nos diferentes estágios de sua aprendizagem e desenvolvimento;
- INTERVENÇÃO: investe nas potencialidades de cada criança e intervém naquelas habilidades que, por alguma razão, foram menos estimuladas;
- POTENCIALIZAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO: atividades planejadas e com embasamento científico para um processo de alfabetização pleno;
- APOIO EDUCACIONAL: suporte para as famílias e trabalho mútuo e colaborativo com os diferentes profissionais que atuam com a criança.
- ATENDIMENTO CLÍNICO com ênfase em TDAH, Dislexia, Discalculia, Disgrafia e DPAC.
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As metodologias de intervenção neuropsicopedagógicas do Saberes beneficiam a atenção e a memória de crianças potencializando o aprendizado.
INOVAÇÃO no aprendizado infantil
O SABERES em parceria com pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo está participando de pesquisas científicas que visam novos métodos e intervenções inovadoras que promovam o aprendizado infantil. Em breve, novas intervenções com resultados já amplamente aceitos na literatura internacional, farão parte da gama de opções oferecidas às famílias de Cruz Alta e região.
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