Realmente o maracujá tem muitas propriedades calmantes. Uma pesquisa feita pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) constatou a eficácia da fruta como calmante natural e mais benefícios. Rico em vitaminas A, B e C, possui um potente vermífugo encontrado nas sementes e é também uma ótima fonte de fibras.
A polpa tem efeito calmante, analgésico e anti-inflamatório. Já sua casca diminui a absorção de glicose, ajuda no combate ao colesterol ruim e melhora a digestão. Apesar de saudável, não deve ser consumida em excesso. Uma dica importante é não comer mais do que três ou quatro por dia.
Receitas:
Com caroço: O ideal é ingerir a fruta ao natural, sem bater no liquidificador. Pode parecer difícil, devido ao sabor azedo, mas a polpa pode ser misturada ao iogurte, com mel, por exemplo.
Com casca: A casca pode ser cozida. Assim, fica mole e pode ser cortada em tiras e acrescentada na salada ou diversos pratos. Também pode dar origem a uma farinha, que reduz a glicose do organismo.
Suco: A fruta pode ser batida com casca no preparo do suco e depois coada. Uma dica é fazer suco de maracujá com couve, combinação infalível e nutritiva. O ideal é que o consumo seja feito até 20 minutos depois que o maracujá é cortado.
Vitamina: Batido com leite, o maracujá também fica muito saboroso. Mas vale trocar o açúcar por mel.
Refrescante: Essa opção é ótima para os dicas quentes. Bata 1/2 xícara de polpa de maracujá com sementes com 3 xícaras de água e gelo e depois acrescente uma xícara de folhas de hortelã,
Adicione Comentário