Você já ouviu falar que as mulheres cuidam da saúde mais que os homens?
Essa fama é nossa e precisamos honrá-la, então, e aí: como está o seu check-up hormonal? Geralmente os exames para este check-up são solicitados pelo ginecologista, mas em alguns casos outros especialistas são consultados conforme a necessidade do paciente e também podem solicitá-los.
Abaixo você desvenda a importância deles e aproveita para descobrir se está em dia com a sua saúde ou se precisa se cuidar melhor. Quem explica detalhes sobre o assunto é a equipe do Laboratório Bisso.
Antes de tudo, lembre-se que, a partir da primeira menstruação até a terceira idade, todas as mulheres precisam fazer um check-up completo e periódico. Transformar em anual esta rotina ajuda a prevenir doenças e a diagnosticar precocemente eventuais patologias como o câncer de mama, aumentando assim as chances de sucesso no tratamento.
Entre os principais hormônios que compõe o check-up hormonal estão: o estradiol, progesterona, luteinizante, prolactina e folículo estimulante, tais substâncias são produzidas pelas glândulas do sistema endócrino, responsáveis pela geração de respostas fisiológicas e bioquímicas que garantem o bom funcionando do organismo feminino.
Entre alguns fatores que influenciam na quantidade de hormônios no organismo estão: hora do dia, idade, ciclo menstrual, estado de saúde, uso de medicamentos, estresse e fatores emocionais, além da gravidez e da amamentação.
Exames hormonais na adolescência:
Muitas mudanças ocorrem nessa fase, por isso redobra a necessidade de fazer exames hormonais para avaliar como está o crescimento e o amadurecimento do corpo da adolescente. Os principais exames são:
– Hormônio do crescimento (GH)
– Hormônio Folículo Estimulante (FSH)
– Hormônio Luteinizante (LH)
>>Teste de anticorpos para Covid, quem pode fazer:
Exames hormonais na fase adulta:
Nessa fase entre as tantas preocupações com a saúde duas ressaltam: a prevenção ao diabetes e aos distúrbios na tireoide. Ambas trazem malefícios e caso não controladas podem gerar quadros severos. Os principais exames são:
– Hormônio tireoestimulante (TSH) (principal exame para detectar hipertireoidismo e hipotireoidismo)
Vale também verificar nos exames anuais: a Glicose Sanguínea e Hemoglobina Glicada (HbA1c)
Exames hormonais na maturidade:
Em termos de saúde da mulher, os 50+ requerem foco integral e principalmente para avaliar possíveis quadros de osteoporose e falta de vitamina D. Os principais exames são:
– Hormônio Estradiol
– Hormônio Folículo Estimulante (FSH)
– Hormônio Luteinizante (LH)
– Hormônio Paratireoidiano (PTH)
Vale também verificar nos exames anuais: Cálcio e Vitamina D
Não vacile!
Quando se trata de cuidados com a própria saúde esperar demais para fazer um exame pode levar ao agravamento de um quadro que, se diagnosticado mais precocemente, seria facilmente contornado.
Consulte o seu médico e solicite os exames hormonais, a sua saúde mais que agradece!
Adicione Comentário