Reabilite-se e viva bem com fisioterapia domiciliar, indicada para todos!
Você leu o título e deve ter pensado que a fisioterapia domiciliar destina-se para pacientes acamados ou com dificuldade de locomoção, mas não, hoje vamos desmistificar isso e desde já adianto: a fisioterapia domiciliar pode (e vai) facilitar a sua vida não importando qual é a sua dificuldade ou idade.
Mas e os aparelhos? Hoje a tecnologia está ao nosso favor, tanto que é possível levar os aparatos na casa dos pacientes e oferecer uma sessão prática e eficiente conforme as necessidades e patologias de cada um.
>> Saiba mais sobre Fisioterapia Respiratória e a Covid-19
As sessões de fisioterapia domiciliar contribuem para um estado de promoção, manutenção e reabilitação da saúde, tendo como principal benefício a comodidade do paciente.
Quem pode fazer a fisioterapia domiciliar?
A resposta: todos os pacientes que precisam de fisioterapia nos eixos abaixo:
FISIOTERAPIA NEUROLÓGICA e domiciliar
Trata-se da intervenção que busca reduzir os déficits causados por doenças do sistema neurológico como plegias, paralisias ou paresias (causadoras da diminuição dos movimentos), danos sensoriais (ausência ou redução da sensibilidade) e cognitivos (memória, pensamento, linguagem, raciocínio). Nesses casos o paciente pode sim ser reabilitado através da fisioterapia domiciliar, o que facilita o processo já que na maioria há dificuldade de locomoção.
FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA na sua casa
Seja idoso, adulto, criança ou bebê a fisioterapia respiratória intervém para prevenir ou tratar doenças que podem afetar o sistema cardiorrespiratório. Unir forças (tratamento médico + fisioterapia respiratória) pode restabelecer o quadro pulmonar em diversas patologias. Aqui o fisioterapeuta examina, avalia e trata doenças respiratórias para diminuir a sensação de desconforto e cansaço, além de realizar a limpeza pulmonar que auxiliar na eliminação de secreção. Nesse caso nem precisamos citar a importância do paciente permanecer na comodidade do seu lar e receber o tratamento nele.
FISIOTERAPIA TRAUMATO-ORTOPÉDICA em casa? Sim!
Tendinite, bursite, artrose e artrite, luxações, pós-operatórios de próteses e fraturas e para muitas outras doenças essa modalidade de fisioterapia previne ou trata disfunções de ossos, músculos, tendões, articulações e ligamentos, decorrente de traumas diversos ou patologias. O objetivo da fisioterapia neste processo é oferecer ao paciente o gradual fortalecimento muscular, ganho de amplitude de movimentos, melhora da postura, prevenção de deformidades e futuras lesões.
FISIO AQUÁTICA – HIDROTERAPIA
Se você tem um problema traumato-ortopédico também pode fazer sessões de hidroterapia porque ela fortalece os músculos, alivia as dores, melhora o equilíbrio e a coordenação motora. A atividade terapêutica consiste na realização de exercícios dentro de uma piscina com água aquecida que acelera a recuperação do paciente.
Adicione Comentário