O seu sonho sempre foi fazer cirurgia plástica e agora que a data já está agendada você se sente um pouco aflita sobre como vai ser o processo de recuperação?
Calma, é por isso que viemos aqui hoje te contar tudo e mais um pouco sobre como e o que a fisioterapia intra e pós-operatória pode garantir o sucesso da cirurgia plástica e principalmente para que a sua recuperação seja o mais confortável possível.
A FISIOTERAPIA NO INTRAOPERATÓRIO
TAPING: um método que chegou em 2015 e desde então revolucionou a recuperação de pacientes que passam por qualquer tipo de cirurgia plástica, seja no corpo ou na face. Os resultados despertam o interesse de cirurgiões atualizados que desejam proporcionar aos pacientes um pós-operatório menos doloroso.
Como é aplicado e para quais cirurgias é indicado?
Ainda com a paciente no centro cirúrgico, aplico a bandagem elástica e hipoalergênica na região operada. Depois do procedimento as fitas ficam entre 5 e 7 dias e são retiradas durante a sessão do pós-operatório (siga lendo para saber mais sobre isso).
Indicadas nas seguintes cirurgias:
Abdominoplastia, blefaroplastia, braquioplastia, aumento de glúteos, todos os tipos de lipoaspiração e mamoplastia, otoplatia, rinoplastia entre outros.
A FISIOTERAPIA NO PÓS-OPERATÓRIO
A técnica é usada como complemento ao taping intraoperatório ou como um tratamento coadjuvante aos sintomas do pós-operatório, como o inchaço. Assim, previne a abertura de pontos porque diminui o espaço entre os tecidos onde a incisão foi feita. Além disso, evita o surgimento de cicatrizes hipertróficas e reduz o tamanho das cicatrizes normais que resultam da operação
Mil e um benefícios
A atuação fisioterapêutica reduz as intercorrências do pós-operatório como o edema (inchaço), equimoses (roxos) e analgesia (redução da dor). Além disso, ainda há um maior controle da região operada, já que o uso adequado de bandagens elásticas somado ao uso correto de cintas modeladores diminui a quantidade e/ou gravidade de fibroses.
Leia também: fisioterapia no tratamento da Covid-19
Você e seu cirurgião devem decidir
A utilização da técnica intraoperatória deve ser realizada apenas com a autorização do médico cirurgião, mas sem dúvidas você terá esse apoio já que certamente ele conhece e entende os benefícios alcançados com o tratamento.
FISIOTERAPIA VAI MUITO ALÉM DA DRENAGEM
Você sabia que a drenagem é importante, porém ela trata unicamente o edema, não previne nem trata intercorrências da cirurgia plástica como fibrose, seroma e alterações posturais.
Lembre-se: mesmo com o uso do taping você não pode nem deve dispensar as terapias manuais muito menos os exercícios de mobilidade e respiração.
Para agendar uma sessão de fisioterapia, ou falar com a Gra pelo whats sobre o assunto, clique aqui ou na imagem abaixo:
Adicione Comentário