Ouça este conteúdo
Quando você pensa em viajar, vem aquela memória de experiências desagradáveis de passeios anteriores? Náuseas, mal-estar, tonturas, sonolência, salivação excessiva, suor frio, dor de cabeça e até vômito… Os remédios até aliviam, mas causam sono e não te permitem aproveitar a jornada.
A viagem fica sem graça, surge a preocupação e o estresse. Ler ou usar o celular enquanto está viajando, nem pensar! O mesmo acontece em brinquedos de parques de diversão ou com os jogos de realidade virtual. E lá se vai a alegria.
Essa condição explicada em sintomas é chamada de cinetose, que nada mais é do que um enjoo ao movimento. Isso acontece porque há um conflito sensorial durante a exposição ao movimento, ou seja, as informações registradas pelo sistema visual e vestibular são discordantes.
QUEM SOFRE MAIS E COMO ALIVIAR A CINETOSE
Qualquer pessoa pode apresentar esses sintomas, mas as crianças e os adolescentes, bem como as mulheres são mais suscetíveis a desenvolver a cinetose. Momentos de lazer são perdidos e os sinais podem prejudicar as atividades diárias.
Mas, a notícia é boa! Existem estratégias para lidar com esses desconfortos.
Confira algumas dicas para a sua próxima viagem:
- Se estiver viajando de carro, seja o motorista;
- Se não for possível dirigir, sente no banco da frente e procure focar no horizonte, em objetos distantes;
- Evite olhar pelas janelas laterais. Isso vale para viagens de carro, avião, trem e ônibus;
- Sente nas poltronas mais à frente no caso de viagens em transportes coletivos. Se for uma viagem de navio, se hospede em cabines do meio;
- Evite ler ou usar o celular durante a viagem;
- Faça refeições leves antes e durante a viagem;
- Consuma um pedacinho de gengibre, isso pode evitar ou minimizar a náusea.
FISIOTERAPIA VESTIBULAR PARA ALÍVIO SEM MEDICAMENTOS
Agora, se você quiser mesmo se livrar de todo o mal-estar que a cinetose causa, existe tratamento não-farmacológico.
A fisioterapia vestibular treina seu corpo para se adaptar aos movimentos, trabalhando especialmente com os olhos e a cabeça.
Com os exercícios certos, seu cérebro aprende a ignorar os estímulos que causam tontura e mal-estar – até que os sintomas simplesmente desaparecem.
Quer mais vida nos seus dias? Eu posso te ajudar.
Não perca momentos importantes com sua família e amigos por causa da cinetose. Procure por um profissional especializado:
Nadiesca Filippin | Fisioterapia nas tonturas e dores de cabeça
Adicione Comentário