Ouça este conteúdo
Em meio às ações de controle de casos de dengue no município, a Secretaria de Saúde e o Exército uniram forças em uma operação conjunta de combate ao mosquito transmissor da doença. Nesta segunda-feira (15), a equipe da Vigilância Ambiental e Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, contou com o apoio do Exército na missão de inspecionar e eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti.
O mutirão de limpeza e busca ativa de focos do mosquito foi realizado no bairro Jardim Primavera, onde existe um índice alto de infestação do Aedes aegypti. Foram recolhidas cerca de três cargas de caminhão caçamba de lixo e pneus. Com a crescente no número de casos, todos os demais bairros da cidade receberão a força-tarefa, conforme o cronograma estratégico definido pela Secretaria de Saúde, priorizando áreas com índices elevados de infestação e incidência da doença.
Tamara Lorenzon, da Vigilância Ambiental em Saúde, reforça que a dengue é uma ameaça grave à saúde pública e, neste momento, requer uma abordagem rigorosa.
“Estamos em estado de epidemia de dengue, a colaboração entre todos os setores da sociedade, ainda, é fundamental. Contamos com o apoio do Exército, o que nos dá maior força de trabalho e nos ajuda a alcançarmos resultados significativos na redução dos casos e na proteção da saúde da nossa comunidade”, afirma Tamara.
Além das ações de eliminação de criadouros, as equipes também alertam a população da localidade sobre a urgência da limpeza e cuidados necessários para conter a proliferação do mosquito em seus pátios e quintais. Orientações básicas preventivas foram repassadas aos moradores, como a eliminação de recipientes que possam acumular água parada, a instalação de telas em janelas e portas, e o uso de repelentes.
Adicione Comentário