Ouça este conteúdo
Você já percebeu como uma tensão no pescoço pode roubar seu foco no trabalho? A verdade é que a cervical e a lombar falam alto sobre como usamos nosso corpo.
A maioria busca apenas o alívio da pontada aguda (imediato), nem todos o tratamento. E faz sentido: a dor está urgente. Mas, ao longo dos anos – unindo fisioterapia, liberação miofascial, massoterapia, ortopedia, dor, ergonomia e cinesiologia – aprendi que tratar só o sintoma silencia uma dor que volta, e muitas vezes mais forte.
Utilizar de um mesmo exercício ou técnica pode ser excelente para um, mas não ser adequado para outro. Sem generalizações, é necessário buscar o melhor para cada um, baseado nas necessidades, histórias e respostas individuais.
O círculo vicioso da dor
Quando a dor se torna recorrente, entramos em um ciclo: a tensão gera inflamação, que gera mais tensão. Os músculos profundos que sustentam a coluna se “desligam”. Você fica rígido por fora e instável por dentro.
Na fase aguda, a massoterapia direcionada é a aliada. Não é só relaxar: é usar técnicas para desfazer nódulos, melhorar a circulação e acalmar tecidos inflamados e estressados.
Mas parar aí seria insuficiente. Com a dor controlada, partimos para a reeducação com o Pilates clínico. O trabalho se torna profundo: reconectar você com os músculos estabilizadores da coluna – sempre com foco na respiração – e reaprender a se mover com eficiência, sem compensações.
Todo esse processo é guiado por um raciocínio ortopédico e clínico na maioria das vezes. Antes de qualquer intervenção, entender a origem mecânica da dor garante que cada técnica será aplicada no momento certo, com segurança e precisão.
A solução integrada
A unir as três frentes: diagnóstico preciso (ortopedia), liberação tecidual (massoterapia) e reprogramação motora (Pilates), é o que entrega resultados mais rápidos e, principalmente, duradouros.
A massagem “limpa o caminho”, o Pilates “reconstrói a estrada” e o olhar ortopédico assegura estarmos no “mapa certo”. Você não fica meses alongando ou fortalecendo de forma genérica. Vive um processo de entendimento e recuperação ativa.
Conseguimos isso quando criamos uma sintonia, uma verdadeira parceria em um espaço de confiança e conhecimento mútuo. Onde realmente entenderei a história do seu corpo e você se tornará parte ativa e essencial do processo.
No fim, meu papel, além de tratar sua dor, devolve o comando do seu corpo, com o objetivo de que você possa viver bem e com qualidade, construindo um futuro mais saudável e livre de dores.
Entre em contato e agende sua avaliação:
Mariana Modesto
Crefito 353718-F
55 99646 2575 | 55 99947 6877
@marianacmodestofisioterapeuta_
@reabilitacaofisiopilates
Rua Presidente Vargas, 1631, São José – Cruz Alta/RS


























Adicione Comentário