
“Pelas ruas… flores e amigos me encontram vestindo meu melhor sorriso…”. Essa canção nos remete ao momento em que tudo refloresce e mesmo sendo uma das épocas mais belas do ano aos olhos, a primavera também tem seus contratempos. Para algumas pessoas ela é marcada por processos alérgicos, coceiras, espirros, vermelhidão, coriza e irritação. Sabe ao que se deve isso? A quantidade de pólen no ar associado ao aumento da temperatura e umidade que acabam tornando os ambientes propícios à proliferação de fungos, ácaros e bactérias. Os casos de conjuntivite, caracterizada por coceira, desconforto e vermelhidão na área dos olhos, também são comuns. As consequências do clima atingem também a pele e tem reflexos até nos cabelos.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), de 10% a 20% da população do planeta sofrem com rinite alérgica. Mesmo assim é possível evitar isto e tantos outros problemas referentes à estação. Medidas simples como limpar a casa com um pano úmido ao invés do aspirador, deixar os dormitórios arejados e em contato com o sol para eliminar ácaros, manter sempre as mãos limpas, evitar contato com os olhos e mucosas e hidratar a pele com produtos adequados.
Atenção: os cuidados com as crianças devem ser redobrados! Elas são mais sensíveis e estão mais suscetíveis. É indicado sempre lavar roupas e lençóis com sabão neutro, eliminar tapetes e carpetes, e manter os ambientes de maior permanência arejados. Brinquedos de pelúcia devem ser guardados ou embalados em sacos plásticos.
Outra dica importante é não descuidar da alimentação. A primavera é uma estação de transição, com clima mais ameno e com grande variedade de frutas e vegetais. É hora de ir à feira e colher o melhor da estação. Aproveite que as frutas estão mais doces, saborosas e coloridas. Além disso, a digestão se torna mais lenta devido ao aumento da temperatura e ao menor gasto energético, por isso a necessidade agora é de ingerir uma quantidade maior de líquidos do que nas estações mais frias, assim os alimentos pesados já não devem fazer parte da dieta diária. Cuidados irão manter a sua saúde e bem-estar em dia, carpe diem!
Litiérri Razia Garzon
Farmacêutica, Especialista em Análises Clínicas,
Mestre em Ciências Farmacêuticas.

























Adicione Comentário