Uma espécie de Pneumonia, esse é o principal sintoma de acordo com a Organização Mundial da Saúde.
Por essas e outras que entender o que é e o que não é um sinal de coronavírus se torna fundamental e principalmente porque os sintomas tem similaridade com os da gripe e de outras doenças. Leia abaixo os sintomas do novo coronavírus e conheça os sinais que apontam para outras condições de saúde.
>> Leia também sobre o método que os brasileiros criaram para detectar a Covid-19
Sintomas da Covid-19:
Tosse, febre e Coriza ou congestão nasal
Em freqüência menor, segundo a OMS também podem haver: Fadiga, Mialgia/artralgia, dor de cabeça, calafrios, manchas vermelhas pelo corpo, gânglios linfáticos aumentados, diarréia, náusea, vômito, desidratação e falta de apetite.
Sintomas que não são de coronavírus
1 – DORES NO SEIO DA FACE
Dores na face costumam estar associadas a infecções que causam alguma inflamação na região. Entre as principais está a sinusite.
2 – DOR ATRÁS DOS OLHOS
A dor atrás dos olhos não foi identificada como sintoma de coronavírus. Associada a febre, coriza e tosse constante, essa condição também pode ser sinal de sinusite. Pode ser um alerta para outras condições de saúde e deve ser informada ao médico.
3 – DORES NA BARRIGA
Dores na barriga somadas a febre e cansaço podem ser associados a diversas condições de saúde desde a hepatite E, dengue, gastroenterite e a gripe comum.
4 – INCHAÇOS (EXCETO A ÍNGUA)
O único tipo de inchaço até então relacionado ao novo coronavírus é a íngua. Essa condição se apresenta nas áreas próximas ao pescoço, por conta de um efeito inflamatório causado pelo vírus. No entanto, inchaço em outras partes do corpo, associados à retenção de líquido, não são sinais de coronavírus.
ORIGEM DO VÍRUS
O Ministério da Saúde aponta que os primeiros coronavírus surgiram em 1960. E a variação que está infectando na China e em outros 12 países é conhecida tecnicamente como 2019-nCoV. Ainda não se sabe como houve a mutação que permitiu o surgimento do novo vírus.
É UM VÍRUS QUE VEM PRA FICAR OU VAI SUMIR?
Não se sabe. Alguns vírus, como o da catapora, não voltam a causar a doença novamente após uma primeira infecção. No caso do vírus da zika, por exemplo, o corpo responde e a mesma pessoa não passa a ser afetada novamente, o que gera uma redução natural no número de casos.
COMO SE PREVINE?
- Cobrindo a boca e nariz ao tossir e/ou espirra
- Usando lenço descartável para higiene nasal
- Não toque muito nas mucosas de olhos, nariz e boca
- Mantenha o ambiente ventilad
- Lave as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão
- Se viajar para os locais com circulação do vírus evite contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos)
Adicione Comentário