O Hospital São Vicente de Paulo confirmou a primeira morte de um paciente de Cruz Alta com Covid-19 na manhã da última quarta-feira, dia 20. O mecânico de 62 anos estava internado desde o domingo e sofria com doenças crônicas como hipertensão e diabetes. O homem foi sepultado sem velório ainda na manhã da quarta. O resultado do exame via Lacen chegou no final da tarde, às 18h30.
Em depoimento para o periódico da cidade o Diretor do Hospital comentou que não há como saber como o paciente contraiu o vírus em função de viajar a trabalho para várias cidades atendendo caminhoneiros.
ORIGEM DO VÍRUS
O Ministério da Saúde aponta que os primeiros coronavírus surgiram em 1960. E a variação que está infectando na China e em outros 12 países é conhecida tecnicamente como 2019-nCoV. Ainda não se sabe como houve a mutação que permitiu o surgimento do novo vírus.
SINTOMAS
Geralmente são febre, tosse, dificuldade em respirar e falta de ar.
Em casos mais graves, há registro de pneumonia, insuficiência renal e síndrome respiratória aguda grave.
É UM VÍRUS QUE VEM PRA FICAR OU VAI SUMIR?
Não se sabe. Alguns vírus, como o da catapora, não voltam a causar a doença novamente após uma primeira infecção. No caso do vírus da zika, por exemplo, o corpo responde e a mesma pessoa não passa a ser afetada novamente, o que gera uma redução natural no número de casos.
COMO SE PREVINE?
- Cobrindo a boca e nariz ao tossir e/ou espirra
- Usando lenço descartável para higiene nasal
- Não toque muito nas mucosas de olhos, nariz e boca
- Mantenha o ambiente ventilado
- Lave as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão
- Se viajar para os locais com circulação do vírus evite contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos)
Adicione Comentário