fbpx
Covid-19

Cientistas criam teste que detecta Coronavírus pelo olfato

Cada dia um novo passo, juntos vamos vencer o vírus!

Alguns cientistas da Universidade Católica do Chile estão criando um kit de teste rápido para detectar casos assintomáticos de Coronavírus.
O teste será feito por meio do olfato e poderá ser aplicado em massa, mas por enquanto está restrito a um uso limitado e seletivo.

COMO É FEITO O TESTE?

O teste tem três aromas diferentes para identificar o estado olfativo em menos de cinco minutos. Ele pode ser feito na entrada de hospitais e empresas para ajudar no possível isolamento daqueles que por ventura tenham o vírus e não apresentam sintomas.

PALAVRA DO CIENTISTA

Segundo o professor Eduardo Agosín, um dos responsáveis pelo teste, o grupo é capaz de produzir kits de BAIXO CUSTO que poderão avaliar milhares de indivíduos por semana.

“Hoje há uma necessidade urgente de identificar indivíduos assintomáticos com a Covid-19. Um sintoma que não tem sido suficientemente divulgado é a perda repentina do olfato na ausência dos outros sintomas da doença”, destacou.

>> Leia também: deixar álcool no carro pode gerar combustão 

ORIGEM DO VÍRUS

O Ministério da Saúde aponta que os primeiros coronavírus surgiram em 1960. E a variação que está infectando na China e em outros 12 países é conhecida tecnicamente como 2019-nCoV. Ainda não se sabe como houve a mutação que permitiu o surgimento do novo vírus.

SINTOMAS

Geralmente são febre, tosse, dificuldade em respirar e falta de ar.
Em casos mais graves, há registro de pneumonia, insuficiência renal e síndrome respiratória aguda grave.

É UM VÍRUS QUE VEM PRA FICAR OU VAI SUMIR?

Não se sabe. Alguns vírus, como o da catapora, não voltam a causar a doença novamente após uma primeira infecção. No caso do vírus da zika, por exemplo, o corpo responde e a mesma pessoa não passa a ser afetada novamente, o que gera uma redução natural no número de casos.

COMO SE PREVINE?

  • Cobrindo a boca e nariz ao tossir e/ou espirra
  • Usando lenço descartável para higiene nasal
  • Não toque muito nas mucosas de olhos, nariz e boca
  • Mantenha o ambiente ventilad
  • Lave as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão
  • Se viajar para os locais com circulação do vírus evite contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos)