fbpx
Medicina

Obesidade e suas opções de tratamento

Siga lendo para descobrir as opções de tratamento da obesidade.

A obesidade tratada de forma séria e eficaz

Emagrecer e manter-se magro com saúde! Esse é o objetivo de muitas pessoas que sofrem com o excesso de peso ou obesidade mórbida. Os números crescem a cada ano. Segundo dados do Ministério da Saúde, o número de obesos no Brasil cresceu 60% em 12 anos e 18,9% das pessoas das capitais brasileiras, com mais de 18 anos, sofrem com a obesidade.

Descubra tudo sobe cirurgia bariátrica, clique aqui.

Mas afinal, como ela se desenvolve? São muitas as respostas, mas podemos dizer que a genética, a alimentação e o sedentarismo são fatores que influenciam diretamente no aumento de peso. Problemas hormonais e psicológicos, uso de medicamentos, qualidade do sono e tabagismo também podem contribuir para a doença, que nunca vem sozinha. Geralmente, a obesidade traz consigo uma série de outras doenças, como apneia do sono, doenças cardíacas, hipertensão, entre outras…

Diante de tantas fórmulas para emagrecer e um mundo cada vez mais preocupado em ficar em forma, fica a pergunta: será que você está emagrecendo de maneira saudável e com resultados que serão mantidos a longo prazo?

Tratamentos com foco em resultados a longo prazo

Desde 2001, quando o Equilibrium iniciou suas atividades em Cruz Alta, o principal objetivo foi o de sempre proporcionar saúde e bem-estar às pessoas. Principalmente através de tratamentos voltados a obesidade que fossem, de fato, eficazes.
Hoje, os principais tratamentos do Equilibrium são o clínico e cirúrgico para a obesidade e diabetes tipo 2.

TRATAMENTO CIRÚRGICO

ocorre geralmente quando o tratamento clínico se mostra ineficaz e a obesidade traz prejuízos para saúde do paciente. Feito também com acompanhamento da equipe interdisciplinar, tanto antes, quanto depois, o paciente conta ainda com todo o auxílio para aprender a viver de forma saudável, com alimentação equilibrada e uma vida mais ativa.

TRATAMENTO CLÍNICO

o paciente tem uma equipe de médicos, nutricionista, psicóloga e educador físico para compor o atendimento integrado. Neste processo, ele passará por uma reeducação alimentar, com o objetivo de abandonar o sedentarismo, se livrar de hábitos que prejudicam sua saúde e adotar um estilo de vida mais saudável.

Antes de optar pelo tratamento clínico ou cirúrgico, o paciente precisa ter a consciência de que reeducação alimentar, mudanças de hábitos e prática de atividades físicas serão fundamentais para iniciar esse processo.

Em alguns casos, o médico também poderá indicar o uso de medicamentos. Por isso a importância de não iniciar um processo de emagrecimento sem antes fazer uma consulta e avaliar a saúde com um especialista. O foco, de ambos os tratamentos, é perder peso com saúde, onde o paciente começa desde o início a adotar um novo estilo de vida, a pensar diferente e a fazer escolhas saudáveis. Só com essa dedicação e disciplina terá resultados satisfatórios para o resto da vida.

Obesidade e sono, veja qual a relação.

A equipe interdisciplinar na retaguarda

Seja tratamento clínico ou cirúrgico, a participação ativa da equipe interdisciplinar faz toda a diferença.

A atuação da equipe interdisciplinar, tanto no pré, quanto no pós-operatório da cirurgia bariátrica, é fundamental para garantir a saúde física e emocional do paciente. Ao realizar a cirurgia muitas mudanças ocorrem no corpo e na mente de uma pessoa. A equipe, apta para auxiliar nesta mudança de comportamento, torna o tratamento mais fácil e sustentável.

No tratamento clínico não é diferente, através de uma equipe interdisciplinar o paciente estará muito mais apto a passar pelo processo de uma reeducação alimentar, buscando hábitos e um estilo de vida mais saudável.

Equipe: acreditamos muito nessa palavra! Uma equipe interdisciplinar alinhada, em constante aperfeiçoamento e competente faz toda a diferença no tratamento.

Dr. Lucas Aléssio Pereira chega para compor a equipe

E por falarmos em equipe, o Equilibrium ganhou um novo médico esse ano, que vem para somar ainda mais aos serviços prestados.

Dr. Lucas se formou em 2013 pela Universidade de Caxias do Sul-RS. Realizou residência em cirurgia Geral pelo Hospital Ernesto Dornelles (HED) entre os anos de 2015 e 2017. Também fez residência em Cirurgia do Aparelho Digestivo pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição entre 2017 e 2019. Filho de Elvio de Almeida Pereira – médico e cirurgião responsável pelo Equilibrium, Dr. Lucas irá desenvolver, ao lado do pai, atendimentos para situações clínicas e cirúrgicas relacionadas ao aparelho digestivo, além de atuar também na cirurgia metabólica e da obesidade.

No mês de maio de 2019, Lucas conclui um importante curso sobre Endoscopia Digestiva, que é uma extensão da sua especialidade – cirurgia do aparelho digestivo. “A endoscopia digestiva é um exame de doenças do trato digestivo superior que auxilia no diagnóstico e tratamento”, ressalta Lucas Aléssio.

Sempre em busca de aprimoramento e excelência para atender seus pacientes, Lucas Aléssio Pereira, junto de Elvio de Almeida Pereira, participou do XX Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica da SBCBM (Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica) que aconteceu em Curitiba e teve como tema central o Tratamento Integrado – Cirurgia Bariátrica e Qualidade de Vida. “O congresso trouxe uma rica programação científica com estratégias para o dia a dia ser mais prático, seguro e nossos pacientes mais felizes”, comenta Lucas.


NOVIDADE
O Dr. Lucas Aléssio Pereira agora é diretor do Centro Cirúrgico do Hospital São Vicente de Paulo e, juntamente com o Dr. Elvio de Almeida Pereira, também assume o serviço de Cirurgia Bariátrica a ser realizada pelo SUS – Sistema Único de Saúde do HSVP. Esse novo passo irá proporcionar o atendimento qualificado a uma parcela maior de pessoas que buscam melhorar sua qualidade de vida.

EQUILIBRIUM – CENTRO TERAPÊUTICO DA OBESIDADE
(55) 3322 8144 | 9 9161 8038
Cruz Alta – Rua Procópio Gomes 933
Ijuí – Rua Paraná 239 | Ed. Milano

Tags