Sabemos que você está curiosa(o), mas vamos por partes.
Primeiro, já ouviu falar em pavilhão auricular? Nada mais é do que a nossa orelha, que possui um microsistema onde todo o corpo é representado por um mapa. Ok, agora que você já sabe disso, seguimos!
A auriculoterapia, uma parte importante da Medicina Tradicional Chinesa que está no ramo da Acupuntura, foi oficializada pela Organização Mundial de Saúde como uma terapia de microssistema.
O método consiste na estimulação mecânica de pontos específicos do pavilhão auricular que aliviam dores e/ou tratam problemas físicos e psíquicos (enxaquecas, obesidade, contraturas…). Com resultados comprovados ele é muito bem aceito pelos pacientes por ser pouco evasivo.
Funciona assim:
Após a assepsia do pavilhão auricular, são colocados, nos pontos específicos, um material esférico de superfície lisa (pequeno cristal ou sementes de mostarda). Eles são presos na pele com esparadrapo que fazem pressão nos pontos auriculares.
O paciente deve estimular as esferas três vezes ao dia e ainda evitar molhar e/ou deslocar o esparadrapo, já que as mesmas ficam por no máximo 7 dias em sua orelha.
Oferece excelentes resultados e ainda favorece as pessoas que sofrem por medo da aplicação de agulhas na pele.
Vale lembrar:
– A técnica não pode ser realizada caso o pavilhão da orelha esteja machucado, com úlceras ou eczemas;
– A duração do tratamento e o número de sessões variam de caso para caso;
– O mesmo vale para o tratamento para melhorar dores crônicas e agudas, alguns sentem alívio já na primeira consulta, outras precisam de mais sessões.
Benefícios para muitos casos
– Ajuda a emagrecer;
– Melhora a dor nas costas;
– Reduz o estresse;
– Alivia as dores de cabeça;
– Diminui a ansiedade e sintomas de depressão;
– Acelera a recuperação de lesões;
– Alivia os sintomas de TPM;
– Reduz os efeitos colaterais da quimioterapia;
– Trata diversos tipos de dores;
Super indicado para crianças
Conhece algum recém-nascido com cólicas frequentes, ou crianças hiperativas com sono agitado ou que simplesmente não dormem? Ou ainda que tenha falta de apetite, cefaleias, falta de concentração? Ou então que sofrem de alergias, crises alérgicas, asma e/ou rinite? Talvez a auriculoterapia seja a solução.
Como a técnica não é invasiva e nas crianças são utilizadas somente as sementes de mostarda, o organismo é estimulo de forma indolor e sem contraindicações.
As crianças respondem de forma rápida ao tratamento, que pode ser realizado juntamente com a terapia convencional, ajudando a minimizar os efeitos colaterais que alguns medicamentos podem trazer.
Outro fator importante da auriculoterapia é o estímulo ao sistema imunológico que cria condições para o organismo se recuperar mais rápido das patologias e reestabelecer seu funcionamento adequado.
ROBERTA RODRIGUES
CREFITO 5/89453-f
Neurociência da dor e (DNM)
Microfisioterapia | Auriculoterapia
Atendimento com hora marcada
(55) 9 8408 1661
R. Domingos Veríssimo, 200 | Sala 1 | Cruz Alta/RS
Adicione Comentário