Para sabermos os cuidados necessários para um coração mais saudável, nada melhor que instigarmos essa reflexão no Dia Mundial do Coração. Para isso, relembramos trechos da nossa entrevista com o Dr em cardiologia Paulo Viecili | CRM: 17430.
De acordo ele, a cardiologia é a especialidade médica que estuda e cuida dos aspectos relacionados ao coração, órgão vital que bombeia sangue para todo o organismo e que impulsiona a vida.
Porém, as doenças cardiovasculares são umas das principais causas de mortalidade na população.
“Sua importância se dá justamente para prevenir, promover, tratar e reabilitar indivíduos acometidos por essas doenças, pois estima-se que a cada 100 pessoas, em torno de 60 a 70 anos, irão morrer de alguma doença cardiovascular”, destaca.
Saúde Mental: como o lar pode influenciar
Assim, como a tecnologia, a medicina também vem passando por transformações ao longo dos anos, e segundo Dr. Paulo, nas últimas décadas houveram muitos avanços, como novas medicações para evitar infarto do miocárdio, por exemplo.
“A medicina tem implantado novas medicações para serem usadas nas pessoas que sofreram de infarto, e principalmente a criação de endopróteses que são implantadas dentro das coronárias para desobstruí-las quando elas possuem placas de colesterol muito avançadas ou que venham a obstruir o fluxo de sangue, que uma vez acontecendo, causa o infarto agudo do miocárdio, motivo para danos severos ao coração”.
Além disso, é essencial sabermos a importância de cuidar deste órgão vital e prevenirmos doenças. “Nada na medicina é mais importante e eficiente do que o cuidado, a prevenção, de tal modo que o fato de fazer exercícios físicos, não engordar, não fumar e beber com moderação reduz a mortalidade em 65 % dos casos, nada na ciência e na medicina é tão eficiente do que essas medidas juntas”, enfatiza.
Confira as 9 medidas para cuidarmos do coração:
1) Fazer exercícios regulares, como por exemplo, uma caminhada três vezes na semana, com duração de 30 minutos, percorrendo 3 quilômetros;
2) Manter a pressão arterial próxima de 120/80 mmhg;
3) Manter o colesterol ruim (LDL) abaixo de 120 e o colesterol bom (HDL) acima de 45 mg/dl.
4) Manter o triglicerídeo abaixo de 150 mg/dm
5)Não fumar
6) Beber com moderação
7) Não deixar que a barriga fique muito grande, sendo a circunferência abdominal ( na altura do umbigo) para os homens em torno de 94 cm, e para as mulheres em torno de 80 cm
8) Controlar o estresse e evitar a depressão
9) Viver em família, cuidar de si, ter o autocuidado como uma prioridade, atividades recreativas, passear, viajar, contato fraterno com as pessoas, amar e ser amado, dar e receber afetos, ter amigos, evitar pessoas negativas, evitar assuntos sensacionalistas e prezar pela espiritualidade.
Adicione Comentário