Ela produz os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina) e quando não funciona pode liberar hormônios em quantidade insuficiente, causando o hipotireoidismo, ou em excesso, ocasionando o hipertireoidismo.
Nessas situações, a endocrinologista Dra Brenda Alberto explica que o volume da glândula pode aumentar – chama-se bócio.
O Bócio surge quando a glândula da tireoide aumenta de tamanho, formando uma espécie de nódulo ou caroço na região do pescoço, que se torna mais arredondado e mais largo do que o normal. Ele geralmente consegue ser facilmente observado sem grande dificuldade, podendo ser simétrico, assimétrico, composto por um nódulo ou por um conjunto deles, sendo nestes casos conhecido como bócio nodular ou multinodular.
Sintomas que indicam o surgimento do bócio incluem:
*Dificuldade para engolir;
*Surgimento de um nódulo ou caroço no pescoço;
*Aparecimento de tosse;
*Desconforto na região do pescoço;
*Sensação de falta de ar;
*Rouquidão.
10 funções e situações da sua tireoide para ficar em alerta:
1 – Ela atua no crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, no peso, memória, regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, na concentração, no humor e no controle emocional.
2 – Quando ocorre o hipotireoidismo, o coração bate mais devagar, o intestino não funciona corretamente e o crescimento pode ficar comprometido.
3 – Sintomas de hipotireoidismo: diminuição da memória, cansaço excessivo, dores musculares e articulares, sonolência, aumento dos níveis de colesterol no sangue e depressão.
4 – Sintomas de hipertireoidismo: geralmente causa emagrecimento, o coração dispara, o intestino solta, a pessoa fica agitada, fala demais, gesticula muito, dorme pouco, sente-se com muita energia, embora também esteja cansada.
5 – Além dos hormônios T3 e T4 que têm a função de aumentar ou acelerar o metabolismo celular, a tireoide também produz o hormônio calcitonina que é importante para o metabolismo do cálcio.
6 – Disfunções na tireoide podem acontecer em qualquer etapa da vida e são simples de se diagnosticar. Além disso, elas podem ocorrer mesmo sem o bócio.
7 – O reconhecimento de um nódulo na tireoide pode salvar vidas. Por isso, a palpação da glândula é fundamental. Se identificada, o endocrinologista deve solicitar exames complementares para confirmar ou descartar o câncer.
8 – Estima-se que 60% dos brasileiros tenha nódulos na tireoide em algum momento da vida. Mas isso não significa que sejam malignos. Apenas 5% são cancerosos.
9 – Além de se parecer com uma borboleta, a tireoide também lembra o formato de um escudo. Daí vem seu nome, da junção dos termos thyreós (escudo) e oidés (forma de).
10 – Algumas crianças podem nascer com hipotireoidismo. O Teste do Pezinho a detecta por isso é feito entre o 3o e o 5o dia de vida do bebê.
Cometário *Muito bom. Vou prestar atenção