Suplementos alimentares entraram numa via perigosa para a saúde: a moda. Então é importante conhecê-los bem antes usar. São considerados “bombas do bem” porque prometem um melhor desempenho e aumento da musculatura sem os perigos e a ilegalidade dos anabolizantes. Afinal, os suplementos foram criados para atender à preparação de atletas e competidores que precisam compensar as proteínas, carboidratos e minerais consumidos nos longos e exaustivos treinos diários. A nutricionista Érica Zago esteve em Cruz Alta realizando um workshop organizado pela Agafarma Cruz Alta e falou sobre o uso desses suplementos. Vamos tirar algumas dúvidas?
Suplementos são de máxima importância?
Como o próprio nome expressa, ele serve para suplementar uma dieta, ou seja, não deve ser usado como substituição de um alimento. Serve para pessoas que não conseguem atingir a suas necessidades nutricionais com uma dieta normal. Por isso deve ser tomado sob indicação de nutricionista ou médico que irão orientar a melhor hora e forma de ingeri-los.
“Então você que está entrando ou está há pouco tempo na academia esqueça suplementos e foque numa boa ALIMENTAÇÃO”, salienta Érica.
Uma pessoa pode ter ganhos consideráveis sem o uso de suplementos?
A resposta para esta pergunta é: depende! Como é a sua rotina diária?
Para quem trabalha, estuda ou por algum motivo tem uma rotina diária muito ocupada levar uma marmita com um belo bife e batata doce às vezes se torna inviável, tanto pelo desconforto como pela falta de praticidade. Neste caso não existe outra alternativa a não ser levar um shaker discreto com pó protéico e carboidratos que pode ser preparado e consumido em poucos minutos. Neste caso o suplemento é extremamente útil e pode prevenir com eficácia a perda de massa muscular e manter o corpo em estado anabólico.
No entanto, há quem tenha tempo livre suficiente para fazer de 6 a 7 refeições sólidas por dia, mas que por algum motivo (preguiça e falta de determinação), tenta tampar os buracos da sua dieta mal feita com a suplementação. “Isto além de ser perda de tempo, é um belo desperdício de dinheiro. Suplemento é apenas um complemento para uma dieta bem elaborada, tem pessoas que seguem uma rotina onde a dieta é o suplemento e a suplementação é a dieta. Isto é ridículo, suplemento não é comida”, conclui Érica.
No próximo post fique sabendo sobre a Dextrose e a Maltodextrina
Great post. I was checking continuously this blog and I’m impressed! Very useful information particularly the last part 🙂 I care for such info much. I was looking for this particular info for a long time. Thank you and best of luck.