Fisioterapia

Toxina botulínica não é só para rugas

Ouça este conteúdo

Entenda como a toxina botulínica pode ser uma aliada no tratamento de doenças e lesões neurológicas e outras condições de saúde

Todo mundo já ouviu falar ou já usou o famoso Botox® para reduzir as marcas de expressão e melhorar o aspecto da pele, mas a toxina botulínica tem outras funções para além da estética.

Historicamente, a toxina começou a ser utilizada na década de 70 para o tratamento de condições de saúde, mas ficou conhecida mesmo quando passou a ser utilizada na área de estética.

Pois bem, então vamos entender para que mais ela serve:

A toxina botulínica é um recurso importante no tratamento de alterações do tônus muscular, a chamada espasticidade, que ocorre quando o músculo perde sua capacidade de relaxar e fica contraído o tempo todo. Essa alteração pode ser observada no pós-AVC, na paralisia cerebral, na lesão medular, no traumatismo craniano e na esclerose múltipla, por exemplo. A toxina nesses casos tem por objetivo relaxar os músculos e não paralisá-los, de modo que haja facilitação dos movimentos, melhora do posicionamento das partes do corpo e melhora da funcionalidade.

A toxina pode ainda ser aplicada para o tratamento da paralisia facial, em que há movimentação involuntária de algumas regiões da face, tratamento de distonias, de sintomas provocados pela doença de Parkinson e de sialorreia, que consiste na salivação excessiva que compromete a alimentação e a comunicação.

Toxina botulínica para reduzir a dor?

Sim, a toxina tem um efeito analgésico, ou seja, promove alívio de dores em pessoas com espasticidade, pessoas com enxaqueca crônica, neuralgia do trigêmeo e dor orofacial/bruxismo. Outro exemplo, é a redução da dor e melhora da funcionalidade em pessoas com fasciopatia plantar, também conhecida como fascite plantar, em que há a presença de dor no calcanhar e planta do pé, podendo se estender para a panturrilha.

E o fisioterapeuta pode aplicar toxina botulínica?

Sim, o fisioterapeuta é um dos profissionais que pode realizar a aplicação de toxina botulínica. Para isso é necessária uma avaliação específica, considerando principalmente os diversos aspectos relacionados à funcionalidade. Não se trata simplesmente de uma aplicação, é um tratamento que exige acompanhamento e orientações. Mas preste atenção: a toxina botulínica só pode ser aplicada por fisioterapeutas devidamente habilitados. Você pode saber disso buscando na página do CREFITO-5 – Serviços – Consulta de profissionais. Basta inserir o número de registro do profissional e acessar a aba especialidades.

Quer saber se você pode se beneficiar da toxina botulínica? Entre em contato, eu posso te ajudar!

Nadiesca Filippin
Fisioterapia nas tonturas e dores de cabeça
(55) 9 9625 7441
@dra.nadiescafilippin
Av. Presidente Vargas, 1673, Cruz Alta

Adicione Comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Ler agora

📣 Você também pode ouvir a Revista Vitale no Spotify

DESTAQUE-SE