Ouça este conteúdo
O Design Biofílico é derivado da Teoria da Biofilia, desenvolvida por Edward O. Wilson, que sugere uma base biológica para o comportamento humano e a importância da biodiversidade para a sobrevivência do planeta. “Biofilia”, por sua vez significa “amor pela vida” em grego.
Esse design busca integrar a natureza no cotidiano das pessoas através da arquitetura, melhorando o bem-estar, os relacionamentos, a saúde e a produtividade. Utilizando materiais como palha, bambu, tecidos naturais, pedras e madeiras, cria ambientes acolhedores e harmônicos que promovem sensações de tranquilidade e conexão com a natureza.
Incorpore a natureza em seu espaço
Trazer plantas para dentro de casa ou criar um jardim com espécies variadas fortalece a conexão com o ambiente natural. Aposte em luminárias de palha ou madeira para aquecer o espaço e criar uma atmosfera ecológica. Quadros de paisagens e uma iluminação cuidadosa também enriquecem o design biofílico.
No trabalho, coloque vasos na mesa e, sempre que possível, desligue o ar-condicionado para abrir janelas, permitindo que sons, ventos e aromas naturais invadam o ambiente.
Evite plantas artificiais: apesar da praticidade, não trazem a sensação de vida e crescimento. Incorporar elementos naturais aos ambientes promove qualidade de vida e uma verdadeira conexão com a natureza. Para um resultado equilibrado e personalizado, busque o apoio de um arquiteto e garanta que cada detalhe contribua para a qualidade de vida e a harmonia.
Juliana Felippin
Arquiteta | CAU A 45908-9
@juliana_felippin_arquitetura
(55) 9 9145 4045
Adicione Comentário