Ouça este conteúdo
O TDAH é uma condição neuropsiquiátrica que afeta o funcionamento cognitivo e comportamental das pessoas. Em uma pessoa neurotípica, fatores como a atenção sustentada, o controle inibitório, a organização, o planejamento e a regulação do comportamento tendem a serem mais eficientes, em relação a um cérebro de uma pessoa com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).
A aprendizagem de uma pessoa com TDAH pode apresentar desafios específicos devido a funções superiores alteradas. Uma combinação de estratégias educacionais, apoio emocional e intervenções adaptativas é essencial para otimizar o processo de aprendizagem e promover o sucesso acadêmico e pessoal.
Características diagnósticas do TDAH
Segundo o DSM-V-TR (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), a característica essencial do TDAH é um padrão persistente de desatenção e impulsividade que interfere no funcionamento ou no desenvolvimento.
A desatenção manifesta-se comportamentalmente no TDAH como divagação em tarefas, falta de persistência, dificuldade de manter o foco, desorganização e não constitui consequência de desafio ou falta de compreensão.
A hiperatividade refere-se à atividade motora excessiva quando não apropriada (como uma criança que corre por tudo), a remexer, batucar ou conversar em excesso. Nos adultos, a hiperatividade pode se manifestar como inquietude extrema ou desgaste dos outros com sua atividade.
A impulsividade demonstra ações precipitadas que ocorrem no momento, sem premeditação, e com elevado potencial para dano pessoal, como por exemplo atravessar uma rua sem olhar. Pode ser reflexo de um desejo de recompensas imediatas ou de incapacidade de postergar a gratificação. Comportamentos impulsivos podem se manifestar com intromissão social, interrompendo os outros em excesso e ainda, tomada de decisões importantes sem considerações acerca das consequências no longo prazo, como assumir um emprego sem informações adequadas.
Papel do Neuropsicopedagogo Clínico
A Neuropsicopedagogia assume uma configuração sistemática e especializada, iniciada pela realização da anamnese e do estabelecimento de um protocolo de avaliação, com vistas à superação das fragilidades que possam dificultar o processo de inclusão social.
Habilitado para avaliar crianças e adolescentes com queixa escolar, apontando suas habilidades, competências e dificuldades, o Neuropsicopedagogo Clínico faz a intervenção nas áreas relacionadas à aprendizagem e pode encaminhar para outros profissionais quando necessário.
A avaliação do TDAH por um neuropsicopedagogo é o elo entre a escola, a família e o paciente e se constitui na primeira etapa de avaliação que culmina numa equipe multidisciplinar capacitada.
Fabiana Fagundes Barasuol | @fabianafagundesbarasuol
MSc. Doutoranda (EUA); Neuropsicopedagoga Clínica, Institucional e Hospitalar SBNPp 13200; Psicanalista CBO 2394-25; Graduanda em Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional; Especialista em Neuropsicologia Clínica; Certificada em Transtornos do Neurodesenvolvimento – Certificação Thiago Castro; Especialista em Psicanálise Clínica e Avançada; Especialista em TGD/TEA e Altas Habilidades; Especialista em ABA – Análise do Comportamento Aplicada; Especialista em Distúrbios da Fala e da Linguagem, TDAH, Dislexia, Discalculia, Disortografia, Grafomotricidade, Psicomotricidade e Neuropsicomotricidade; e Pesquisadora e autora.
Clínica do Cérebro | @clinicadocerebro
Whats: (55) 9 9987 6524
Edifício Jamile – Rua 14 de Julho, 149 – Sala 308 – Centro, Ijuí
Adicione Comentário