fbpx
Cruz Alta

Serviço de Família Acolhedora está cadastrando novas famílias

Modalidade em que a criança ou adolescente é cuidada temporariamente por uma outra família: a família acolhedora.

Ouça este conteúdo

O acolhimento é uma medida de proteção, prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente, para crianças e adolescentes que precisam ser afastados temporariamente de sua família de origem. Esta medida é excepcional e provisória, e não deve ultrapassar 18 meses.

Diferente dos abrigos institucionais (em que há educadores contratados), trata-se de uma modalidade em que a criança ou adolescente é cuidada temporariamente por uma outra família: a família acolhedora.

Essa família é parte do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora (SFA) e, durante o período de acolhimento, assume todos os cuidados e a proteção da criança e/ou do adolescente.

Com o objetivo de encontrar famílias que possam fazer parte do SFA, a Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social está cadastrando novas famílias para o serviço.

Os requisitos necessários para participar são:

  • Possuir idade mínima de 25 anos;
  • Não ter antecedentes criminais;
  • Não ter vínculo de parentesco com a criança ou adolescente a ser acolhido;
  • Não estar inscrito no Cadastro Nacional de Adoção.

O serviço conta com uma equipe técnica, a qual faz avaliação da família e encaminha para habilitação junto ao Poder Judiciário. O acolhimento familiar é realizado por famílias previamente cadastradas.

Quando as famílias acolhedoras são selecionadas, elas são preparadas e acompanhadas por uma equipe de profissionais para receber a criança ou adolescentes, até que possam retornar para sua família de origem ou, quando isso não é possível, ser encaminhadas para adoção.

A Coordenadora do Projeto e Assistente Social da SMDS, Fernanda Godinho, comenta que a Secretaria, através da sua equipe técnica está à disposição para esclarecimento de dúvidas.

“Estamos sempre disponíveis para receber famílias interessadas, esclarecer dúvidas e pensarmos juntos no cuidado com nossas crianças e adolescentes”, diz.

O tempo máximo com a família acolhedora é de dezoito meses, e esta recebe um aporte financeiro para contribuir com as despesas da criança ou adolescente.

Para mais informações, as pessoas interessadas devem fazer a sua inscrição gratuita na Secretaria de Desenvolvimento Social, que está localizada na Avenida Presidente Vargas, número 1295, através do telefone (55) 3322-5586, ou pelo e-mail familiaacolhedoracruzalta@gmail.com.